A Federação das Associações de Municípios do RS - Famurs em conjunto com a União Nacional dos Dirigentes Municipais do Estado - Undime-RS e a Secretaria de Educação do RS, tem a satisfação de disponibilizar o Material Didático Complementar do PARC.

O Programa Estadual de Apoio à Alfabetização – o PARC, batizado de Alfabetiza Tchê teve lançamento, na manhã desta terça-feira (12), no salão Menino do Pastoreio, do Palácio Piratini na Capital Gaúcha e contou com a presença do Governador do RS, Eduardo Leite, bem como do presidente da Federação das Associações de Municípios do RS - Famurs, Luciano Orsi e diversas outras autoridades. A primeira etapa do Alfabetiza Tchê foi realizada através da aplicação de uma avaliação diagnóstica com os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental de todas as escolas públicas gaúchas, para averiguar o nível de alfabetização dos alunos.

Com a meta: a alfabetização de todas as crianças na idade certa! A proposta do PARC atuará em cinco eixos: fortalecimento da aprendizagem; fortalecimento da gestão municipal e escolar; formação de professores; avaliação externa, acompanhamento e monitoramento dos indicadores; e cooperação, articulação e incentivo. Através do Alfabetiza Tchê serão beneficiados alunos da Educação Infantil (de quatro a cinco anos) e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das redes municipais e estadual. Assim, o PARC busca garantir o direito à alfabetização de todos os estudantes da rede pública gaúcha até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Durante sua fala, o presidente Orsi destacou ter a felicidade de ser professor e ainda considera: - É uma honra ter feito a minha graduação em Educação Física, além, de ter pai professor, o qual lecionou anos na Unisinos e na Feevale. Então, desde pequeno me acostumei com a escuta, e logo também a compreendi, que a educação é a única forma real de transformação das pessoas e da sociedade para melhor, para mim isso não é um clichê. Quando assumi a Federação, tomei como nossa principal bandeira a educação. Os municípios estão empenhados pela melhora, mas temos ainda um longo caminho pela frente. Somente quando nos conscientizarmos e tivermos uma força coletiva da união, estados e municípios, os poderes constituídos em todas as esferas alinhados, nós vamos fazer com que realmente essa mudança se torne uma realidade.

Orsi também trouxe exemplos de estados que avançaram na educação, mesmo em meio as adversidades. “Temos exemplos do Ceará e de Pernambuco, que mesmo em meio a grandes dificuldades avançaram muito. Nós já fomos um estado que foi referência em educação e orgulhou o país, mas perdemos espaços e avanços importantes e, agora, temos a oportunidade de recuperar a educação de qualidade com o trabalho conjunto de todos. Estou muito feliz pois os 497 municípios gaúchos aderiram a ideia do Alfabetiza Tchê, isso mostra que não somos só coadjuvantes querendo a melhora da educação, mas fazemos parte da contribuição necessária para essa transformação. Concluo ressaltando que a valorização da formação dos professores também é um incentivo importante não só para o profissional da educação, mas para toda a categoria e isso é extremamente necessário.”

Material didático

O Material Didático Complementar é uma das principais ações do Alfabetiza Tchê, além da aplicação de avaliações periódicas de fluência leitora e da realização de ciclos formativos com equipes técnicas, gestores escolares e professores. Este material, destinado aos professores e estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, é composto por Livro do Professor, Livro do Estudante, Cadernos Literários e Cartazes, à luz do Referencial Curricular Gaúcho e às características regionais do território do Rio Grande do Sul. Por isso, além de contemplar o contexto cultural do RS, os cadernos literários possuem textos de autoria gaúcha, promovendo uma maior identificação dos professores e estudantes com o conteúdo e, assim, apoiando o processo de alfabetização.

Professores especialistas em alfabetização da rede pública municipais e estaduais de todo estado realizaram a adaptação do Material Didático Complementar a partir do material de referência organizado pela Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração - PARC, apoiadora deste Programa. Assim como, organizaram o projeto gráfico do material a fim de possibilitar a interação criativa do estudante com as narrativas presentes no Caderno Literário.

Dessa forma, o presidente da Famurs concluio dizendo que: - A disponibilização do Material Didático Complementar do Programa Alfabetiza Tchê representa a concretização dos esforços conjuntos em Regime de Colaboração entre Municípios e Estado para garantir a alfabetização, na idade certa, como um direito de todas as crianças. Esperamos que esse material seja proveitoso e enriquecedor para professores e estudantes, fortalecendo o interesse pela leitura e o aprendizado.

Informações da notícia

Data de publicação: 12/03/2024

Créditos: Aminie Pinheiro Jardim Cardoso Silveira - MTB 1567

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti