Projeto de interiorização da Famurs tem objetivo de aproximar a entidade dos municípios e entender as demandas locais. Ao todo, 12 encontros serão realizados, abrangendo as 28 associações regionais

A Famurs segue percorrendo o Rio Grande do Sul com a “Missão Municipalista: valorizando a força interior do Rio Grande”, buscando aprofundar a integração da entidade com as prefeituras gaúchas. O nono encontro acontecerá em Taquari, reunindo gestores das Associações de Municípios da Centro Serra, do Vale do Rio Pardo e do Vale do Taquari, no dia 14 de março.

A 9ª Missão Municipalista será realizada no Theatro São João, localizado na Rua Sete de Setembro, número 1680, a partir das 8h30. O evento visa atualizar prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos municipais sobre as pautas prioritárias elencadas pelos 49 municípios, que compõem as três regionais envolvidas nessa edição.

O projeto de interiorização da Famurs, promovido pela gestão do presidente Luciano Orsi, pretende atender as demandas das prefeituras a partir de encontros que irão contemplar, ao final de um ano, as 28 regionais. O objetivo é identificar, estimular e disseminar a realização de projetos que contribuam para a qualificação e eficiência da gestão municipal, além de dar visibilidade às práticas de sucesso e cooperar para o compartilhamento de boas experiências no âmbito estadual e nacional.

Conforme o presidente Orsi, a iniciativa proporcionará um amplo debate sobre as pautas municipalistas e, assim será possível identificar as demandas regionais, em articulação com as associações dos municípios. “Além de promover uma troca de conhecimento, é possível ouvir e compreender melhor quais são as dinâmicas regionais. O nosso objetivo ao promover a interiorização é auxiliar os gestores na construção de soluções, fomentar a implementação de políticas públicas que visam a qualidade de vida das comunidades e, marcar a posição da Famurs a serviço dos municípios”, afirmou.

Para atender a demanda das cidades da Amcserra, da Amvarp e da Amvat, a programação contará com um painel sobre a obrigação legal do Documento de Fiscalização de Demandas (DFD) e do Plano de Contratações Anual (PCA), dois procedimentos de compras previstos na Lei de Licitações que, agora com nova lei - a 14.133/2021, sofrem algumas alterações. Para auxiliar os gestores com as mudanças, o tema será apresentado pelos advogados Leonardo Vianna Metello Jacob e Rodrigo Westphalen, assessores jurídicos da Famurs.

Na sequência, o coordenador de Saúde da Federação, Paulo Azeredo, irá atualizar os gestores sobre investimentos na área e, a respeito do andamento de importantes pautas. Fechando os painéis da manhã, o advogado Rodrigo Westphalen, falará a cerca das decisões judiciais sobre o Piso do Magistério, uma pauta de interesse geral da categoria.

Já a tarde, o superintendente regional do Daer de Lajeado, engenheiro Roberto Vidal da Cunha, juntamente com o gerente sócio-ambiental da Concessionária Sacyr, César Cruvinel e, a gerente de comunicação da Concessionária Sacyr, Cassiane Kersting, abordarão as obras de melhorias para a trafegabilidade das rodovias da região.

Em seguida, concluindo as apresentações dos painéis, a Associação dos Municípios Produtores do Tabaco (Amprotabaco) trará informações e dados da contribuição do nicho à região, com a fala do secretário executivo da instituição, Guido Hoff.

Prefeitos, vice-prefeitos e secretários ainda terão espaço na programação para realizarem manifestações durante todos os painéis. O evento encerrará com a entrega das demandas prioritárias dos municípios locais, visando o apoio e articulação da Famurs.

Os gestores interessados poderão conferir a programação completa e realizar sua inscrição, de forma gratuita, através do site bit.ly/missaomunicipalista9

Serviço

Missão Municipalista #9 – Amcserra, Amvarp, Amvat

Quando: quinta-feira, 14 de março

Horário: 8h30 às 16h

Onde: Theatro São João (Rua Sete de Setembro, 1680 - Taquari)

A Famurs realiza uma série de seminários pelo interior do Rio Grande do Sul, a fim de aproximar a entidade às prefeituras gaúchas. Batizado de Missão Municipalista, o roteiro prevê 12 encontros, contemplando as 28 regionais. Promovido em parceria com as associações dos municípios, o projeto recebe patrocínio de Banrisul, Badesul, BRDE, Aegea, Governança Brasil, Aprende Brasil, Sigemec e Serpro, e é destinado para prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos municipais.

Informações da notícia

Data de publicação: 13/03/2024

Créditos: Aminie Cardoso e Ellen Renner