Promovido pela Famurs, 3º Fórum Estadual dos Gestores Municipais do Agro vai discutir aspectos sanitários e de mercado das agroindústrias gaúchas e 4º Encontro com Prefeitos na Expodireto marca debate e troca de experiências com a Emater/RS-Ascar

O presidente Luciano Orsi e a equipe da Área Técnica de Agricultura da Famurs participam da semana da programação da Expodireto Cotrijal, que acontece até a próxima sexta-feira, dia 8 de março. Na manhã desta segunda (4/03), além da abertura oficial, Orsi participou da coletiva de imprensa no espaço da Prefeitura de Não-Me-Toque. 

Entre as atividades do dia, a comitiva da Famurs participou do lançamento da Consulta Pública da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura RS, “Irrigação em Pauta”, discutindo mais agilidade, segurança jurídica e proteção ambiental na irrigação. “Acredito que estamos em um momento muito propício, hoje na abertura inclusive, vimos o presidente da Assembleia Legislativa falando quase que unicamente da questão da irrigação e da reservação da água, de trabalhar com esse foco”, salientou em sua fala, lembrando que o tema foi pauta da Missão Municipalista realizada em Alegrete.

Além de visitar parceiros da entidade na feira, às 19h, o presidente Orsi vai participar do Encontro de Lideranças do Agronegócio, no Sindicato Rural de Carazinho. Na oportunidade, Farsul e Cotrijal irão homenagear nomes protagonistas do agro. 

Na noite de ontem (3/03), Orsi também participou da solenidade do Troféu Brasil Expodireto, tradicional evento que antecede a abertura oficial da Expodireto Cotrijal. Durante a cerimônia, o presidente entregou o troféu Inovação ao representante do Grupo Syngenta, que é líder mundial em inovação agrícola. O prêmio foi entregue ao presidente de Proteção de Cultivos no Brasil, André Savino. 

Nesta terça-feira (5/03), a comitiva da Famurs, que conta com a participação do superintende Clemir Rigo; do coordenador de Agricultura e Turismo, Mário Nascimento, do assessor técnico Ismael Horbasch, e do assessor jurídico Rodrigo Westphalen, seguirá em agendas institucionais pela feira. Às 8h45, eles participam do 34º Fórum Nacional da Soja, no Auditório Central; às 10h, Orsi fará palestra sobre irrigação no painel “Armazenamento, Tecnologia e Medidas Permanentes de Enfrentamento à Estiagem”, no Auditório da Produção; e às 16h, a comitiva participa da apresentação do Programa de Irrigação do governo do Estado, no Auditório Central.

Já na quarta (6/03), será a vez da Famurs promover encontros na Expodireto Cotrijal. Pela manhã, às 9h, no Auditório da Produção, será realizado o 3º Fórum Estadual dos Gestores Municipais do Agro, que vai discutir a agroindustrilização, abertura de mercado, além de aspectos sanitários e de mercado. Pela tarde, em parceria com a Emater/RS-Ascar, será realizado o 4º Encontro com Prefeitos na Expodireto, espaço para manifestações, troca de experiências e debates a respeito do desenvolvimento do agronegócio gaúcho. O encontro será realizado na Casa da Emater, a partir das 14h. Os dois eventos são gratuitos e possuem vagas limitadas. 

Informações da notícia

Data de publicação: 04/03/2024

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti