Comissão representando de cerca de 90 municípios participaram de reunião nesta terça-feira

A Famurs articulou e acompanhou nesta terça-feira (6/02) uma reunião no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) com um grupo de prefeitos e secretários municipais da Fazenda que enfrentam dificuldades na transição da atualização dos seus respectivos sistemas de gestão. A reunião foi solicitada pelos secretários municipais da Fazenda de cerca de 90 municípios que indicaram o mesmo problema.

“Nosso objetivo, ao articular essa reunião, foi justamente o de aproximar os prefeitos do TCE, para que o tribunal tenha conhecimento e entendimento dessa dificuldade enfrentada pelos municípios neste momento de transição. Estamos auxiliando os municípios para que eles consigam, quanto antes, cumprir com as suas obrigações legais”, salientou o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi. 

Além do encontro com o Tribunal, a Famurs realizou contato com a empresa responsável pelo sistema de gestão e a mesma sinalizou que os problemas devem estar estabilizados após o carnaval, uma vez que trabalharão em regime de plantão durante todo o período a fim de agilizar a retomada do sistema. 

Ainda, a pedido da Famurs e do Conselho dos Secretários Municipais da Fazenda e Finanças do RS (Consef/RS), o TCE-RS realizará reuniões a partir de março para iniciar o processo de elaboração de uma cartilha de boas práticas na licitação de sistemas de gestão, cujo objetivo será orientar os municípios a melhor forma de condução do processo. 

Informações da notícia

Data de publicação: 07/02/2024

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti