Sexto encontro do projeto de interiorização da Famurs tem objetivo de aproximar a entidade dos municípios e entender as demandas locais. Edição será a última de 2023

A Famurs segue percorrendo o Rio Grande do Sul, com intuito de aprofundar a integração da entidade com as prefeituras gaúchas. Após o sucesso de outros cinco encontros, abrangendo dez regionais, a “Missão Municipalista: valorizando a força interior do Rio Grande” chega em Sapucaia do Sul. Gestores que compõe as associações da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), da Região Carbonífera (Asmurc) e do Vale do Caí (Amvarc) estarão reunidos para a última edição do projeto em 2023, na próxima quinta-feira, dia 7 de dezembro. 

O encontro será realizado no Must Eventos, localizado na Avenida Castro Alves, 795, a partir das 8h30. O evento visa atualizar prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos municipais sobre pautas prioritárias elencadas pelos 41 municípios que compõe as regionais. 

O projeto de interiorização da Famurs, promovido pela gestão do presidente Luciano Orsi, pretende atender as demandas das prefeituras, a partir de encontros que irão contemplar as 28 regionais, para identificar, estimular e disseminar a realização de projetos que contribuam para a qualificação e eficiência da gestão municipal, além dar visibilidade às práticas de sucesso e contribuir para o compartilhamento de boas experiências no âmbito estadual e nacional.

Conforme o presidente Orsi, a iniciativa tem por finalidade promover um amplo debate sobre as pautas municipalistas e identificar as demandas regionais, em articulação com as associações dos municípios. “Além de promover uma troca de conhecimento, é possível ouvir e compreender melhor quais são as dinâmicas regionais. O nosso objetivo ao promover a interiorização é auxiliar os gestores na construção de soluções, fomentar a implementação de políticas públicas que visam a qualidade de vida das comunidades, marcar a posição da Famurs a serviço dos municípios”, afirmou.

Para atender a demanda dos municípios da Granpal, da Asmurc e da Amvarc, a programação contará com um painel que irá tratar das mudanças climáticas, seu  impacto nos municípios e ações para mitigação dos prejuízos causados. Outro painel irá abordar mobilidade urbana e trânsito, com foco no transporte de passageiros e na integração do transporte público. 

Ainda pela manhã, haverá um painel para apresentar o panorama da saúde nas regionais, tratar da dificuldade de financiamento do setor, informar sobre as ações da Famurs com os governos estadual e federal, além de discutir a pactuação dos municípios junto ao Programa Assistir e o reajuste de repasses aos hospitais na região.

A programação retorna à tarde com um painel sobre a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), que será obrigatória a partir de janeiro de 2024, e que traz mudanças em aspectos como, entre outros pontos, as modalidades licitatórias, dispensas, inexigibilidades e portais de compras.

Por fim, o último painel apresentará um panorama sobre o desenvolvimento econômico local. O presidente Luciano Orsi vai discutir com os gestores as perspectivas econômicas para as regiões. 

Prefeitos, vice-prefeitos e secretários ainda terão espaço na programação para realizarem manifestações durante todos os painéis. O evento encerrará com a  entrega das demandas prioritárias dos municípios locais, visando o apoio e articulação da Famurs.

Os gestores interessados poderão conferir a programação completa e realizar sua inscrição, de forma gratuita, através do site bit.ly/missaomunicipalista6


Serviço

Missão Municipalista #6 – Granpal, Asmurc e Amvarc

Quando: quinta-feira, 7 de dezembro

Horário: 8h30 às 16h30

Onde: Must Eventos (Av. Castro Alves, 795 - Sapucaia do Sul)

A Famurs realiza uma série de seminários pelo interior do Rio Grande do Sul, a fim de aproximar a entidade às prefeituras gaúchas. Batizado de Missão Municipalista, o roteiro prevê 12 encontros, contemplando as 28 regionais. Promovido em parceria com as associações dos municípios, o projeto recebe patrocínio de Banrisul, Badesul, BRDE, Aegea, Governança Brasil, Aprende Brasil, Sigemec e Serpro, e é destinado para prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos municipais.

Informações da notícia

Data de publicação: 01/12/2023

Créditos: Ellen Renner

Compartilhe!