Com envolvimento direto do presidente Luciano, esforços se concentraram em restabelecer com urgência o atendimento de saúde da população. Equipes e material para limpeza é outra prioridade para o município.

O município de Barra do Rio Azul foi atingido nesta terça-feira, dia 3/11, por uma grande enchente, que trouxe enormes prejuízos, principalmente para 69 famílias que perderam tudo. Em apoio à prefeitura, que foi efetiva em sua atuação garantindo que todas as vidas fossem preservadas durante a elevação dos níveis dos rios Azul e Paloma, a Famurs rapidamente articulou apoio para garantir ajuda na esfera federal para manter o atendimento de saúde da população.

Conforme o presidente da Famurs, Luciano Orsi, a entidade, tendo em vista o número de eventos climáticos adversos, formou neste ano um Gabinete de Acompanhamento dos Desastres Naturais para centralizar as ações de apoio aos municípios. “Assim que recebemos a notícia desoladora pelo prefeito Marcelo Arruda, concentramos esforços para articular o apoio necessário para ajudar o município. Na sexta-feira, tivemos uma reunião com o governo federal que resultou em encaminhamentos importantes na área da saúde”, relatou.

Além do presidente Luciano, a reunião contou com a participação do secretário nacional da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço de Oliveira, o prefeito de Barra do Rio Azul e vice-presidente da Famurs, Marcelo Arruda, o coordenador da Área Técnica da Saúde da Famurs, Paulo Azeredo, e o diretor de Difusão da SECOM da Presidência da República, Voltaire Santos. 

A chuva danificou totalmente a Unidade de Saúde do município. Para repor os estoques de medicamentos, a Famurs articulou doações de remédios com o Conselho Estadual e Federal de Farmácia, também para arregimentar grupos de farmacêuticos para trabalhar na cidade. A prefeitura de Roca Sales deslocou uma equipe de profissionais enfermeiros e médicos para ficar lá à disposição da prefeitura. Na reunião com o governo federal, equipes técnicas do Ministério da Saúde foram orientadas a credenciar projetos até segunda-feira para dar agilidade na recuperação, como a possibilidade de construção de um hospital de campanha para dar o primeiro atendimento.

Outra demanda urgente é a mobilização de grupos de voluntários para a limpeza da cidade e para a doação de materiais de limpeza. Grupo de pessoas de Erechim e Aratiba já estão auxiliando. A Famurs também busca apoio de Marau e Passo Fundo também para enviar pessoal voluntário. Jacutinga mandou 14 pessoas hoje pela manhã para limpeza e mais alimentos. A instalação de um gerador está sendo priorizada pela Defesa Civil do RS.

Na terça-feira, o presidente Orsi vai a Brasília, para agenda com o secretário nacional chefe do Programa Minha Casa Minha Vida e o secretário nacional de Defesa Civil para liberação de pedidos dos municípios atingidos pelas chuvas.

Informações da notícia

Data de publicação: 04/11/2023

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Divulgação PMBR