O presidente da Famurs. Luciano Orsi, acompanhou também reunião de trabalho com ministros de Estado e o governador Eduardo Leite para discutir ações de reconstrução da região.

O presidente da Famurs, Luciano Orsi, participou nesta quinta-feira, dia 28/09, de uma extensa agenda de trabalho com o objetivo de discutir ações para a reconstrução dos municípios da região do Vale do Taquari, incluindo representantes do governo federal e estadual. A comitiva de Brasília contou com a presença da primeira-dama, Janja Lula da Silva, que visitou as cidades de Estrela, Muçum e Arroio do Meio. 

Os ministros Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da república, Wellington Dias; do Desenvolvimento e Assistência Social; Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Waldez Góes participaram da agenda no RS, assim como técnicos das pastas da Saúde e Educação, do Banco do Brasil, da Caixa e do BNDES. O grupo foi recebido pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário de Estado de Assistência Social, Beto Fantinel. 

“Essa integração entre governo federal, Estado e municípios certamente será um fator que vai agilizar a reconstrução da região. Foram mais de 100 municípios afetados. É importante a presença da primeira-dama, dos ministros, do governador no local, para sentir o quanto essa população precisa de apoio”, afirmou o presidente da Famurs, Luciano Orsi. 

Junto com o prefeito Elmar Schneider, o grupo de autoridades visitou o ginásio da Prefeitura de Estrela, que abriga 36 famílias atualmente. Em Muçum, visitaram a Escola Municipal Castelo Branco, onde foram recebidos pelo prefeito Matheus Trojan. Em Arroio do Meio, foi realizada visita à Cozinha Solidária do Movimento dos Atingidos por Barragem, no Seminário Sagrado Coração De Jesus. À tarde, a comitiva se reuniu no Teatro da Univates, onde foram discutidas ações da Defesa Civil Nacional, Estadual e municipais, além de encaminhamentos e apresentação de um balanço das ações já desenvolvidas. 

Educação - A Secretária de Educação Básica da Educação, Kátia Schweickardt e Patrícia Costa Dias,, do FNDE orientaram os secretários municipais de Educação sobre as etapas necessárias para o recebimento de recursos destinados às escolas atingidas pelos eventos climáticos no RS. Destacou-se a importância dos dados e levantamentos para encaminhamento das solicitações inseridas no Plano de Ações Articuladas, enfatizando que todos os municípios já o fizeram; a liberação via PDDE Interativo de recursos para material de limpeza e expediente e a necessidade de laudo de emergência quando os pedidos se referirem a obras e infraestrutura. O FNDE trabalha com o prazo de 15 dias para  a liberação de recursos. Todos os municípios foram atendidos individualmente para análise de encaminhamentos e esclarecimento de dúvidas.

Informações da notícia

Data de publicação: 28/09/2023

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Monique Mendes