Presidente Luciano Orsi participou de agenda do governo federal em Roca Sales e Muçum para realizar levantamento das atuais necessidades para auxílio às vítimas das enchentes

O Gabinete de Acompanhamento dos Desastres Naturais da Famurs segue atuando na articulação com os governos para auxiliar os municípios e vítimas da última enchente, ocasionada pelo ciclone extratropical que atingiu o RS no início do mês. Nesta quinta-feira (21/09), o presidente Luciano Orsi esteve em Roca Sales, para acompanhar a visita do Ministério da Saúde e do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), cujo objetivo foi realizar um levantamento das atuais necessidades locais para auxílio às vítimas. 

Ao longo da tarde, a comitiva visitou o Hospital de Campanha, para acompanhar a situação de saúde da população, tendo em vista que o hospital local ficou com um andar submerso na água. A estrutura foi implementada após solicitação da Famurs, para atendimento temporário da demanda regional em casos de média e alta complexidade. Desde o dia 10 de setembro, foram contabilizados 443 atendimentos no local. Atualmente, 20 casos mais graves estão sendo atendimento na estrutura provisória. No entanto, a equipe da Força Nacional do SUS, presente na região, já realizou mais de 2100 atendimentos.

O presidente Luciano Orsi agradeceu pessoalmente o secretário nacional de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, e o diretor-presidente do GHC, Gilberto Barrichello, pela solidariedade e, principalmente, pelo atendimento à população e a implementação do Hospital de Campanha em Roca Sales. “Importante neste momento é a união e o auxílio de todos, e o governo federal tem olhado com muito carinho aos municípios gaúchos neste momento. Agradeço, em nome dos 497 municípios, pelo atendimento dos pleitos. Contem sempre com a Famurs como parceira”, enfatizou Orsi. 

Durante o encontro, o secretário nacional afirmou que o governo federal seguirá auxiliando os municípios gaúchos, pois é uma prerrogativa do atual governo. “Tudo o que se fizer ainda é pouco, frente a esta tragédia humana, com desdobramentos nos serviços públicos, na infraestrutura e na economia. Por isso é importante dar esse conforto à população”, declarou. “Cobrimos as perdas, mas tem muita coisa a ser reconstruída, a economia precisa ser reaquecida, precisamos aumentar empregos, voltar o turismo, pois a região é encantadora. E o governo federal, agora e sempre, estará junto, apoiando os municípios em qualquer pleito”, afirmou Helvécio. O diretor-chefe do GHP, Barrichello, ainda enfatizou que é momento de muito diálogo com os municípios e que o papel do MS é resgatar a relação interfederativa. 

Conforme o secretário nacional Helvécio, o plano agora é que haja uma transição, gradual e responsável, dos serviços para locais fixos, como é o caso das equipes de saúde que estão atendendo em estruturas temporárias. 

Ainda na região do Vale do Taquari, o presidente Luciano Orsi, participou de agenda na com o prefeito de Muçum, Mateus Giovanoni Trojan. 

Informações da notícia

Data de publicação: 21/09/2023

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Monique Mendes