O secretário nacional de Habitação, Hailton Madureira de Almeida, do Ministério do Desenvolvimento Regional, detalhou o anúncio do vice-presidente Geraldo Alckmin para prefeitos da região afetada e representantes da Famurs.
A Famurs esteve representada nesta quinta-feira, em Encantado, em reunião no Gabinete de Crise do Governo do Estado, instalado na cidade pelo vice-governador, Gabriel Souza, que abordou como vai funcionar a ajuda federal para a reconstrução de moradias destruídas pela enchente. O detalhamento das estratégias para os municípios foi apresentado pelo secretário nacional de Habitação, do Ministério do Desenvolvimento Regional, Hailton Madureira de Almeida.
Desde que foi instalado o Gabinete da Crise em Encantado, a Famurs participa das atividades de planejamento e reconstrução em conjunto com os prefeitos. “Estamos acompanhando de perto as necessidades dos municípios, que são muitas neste momento, incluindo nesse trabalho a demanda relacionada às moradias, que entendo ser uma questão prioritária. A Famurs seguirá atuante, com a sua comitiva dando suporte aos prefeitos”, destacou o presidente da Famurs, Luciano Orsi.
Dentro do pacote de medidas anunciado pelo governo federal para recuperação dos estragos do evento climático, foi destinado pelo Ministério das Cidades o valor de R$195 milhões para a construção de 1500 moradias para as famílias afetadas.
Além de nove prefeitos da região do Vale do Taquari, o coordenador-geral da Famurs, Nado Teixeira, e o superintendente de Assuntos Municipais, Clemir Rigo, representaram a entidade. O encontro contou com a presença do secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Fabrício Peruchin, do secretário de Comunicação Institucional da Presidência da República, Maneco Hassen e de representantes da Caixa Econômica Federal.
“Além do início do detalhamento sobre como vai funcionar essa distribuição, foi definida uma agenda de reunião individuais com cada município, atendendo a uma reivindicação dos prefeitos, que querem uma análise sobre as necessidades caso a caso”, relatou Nado Teixeira.
Segundo o último boletim da Defesa Civil do Estado, mais de 25 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em 102 municípios gaúchos. No total, foram contabilizadas 47 mortes em 13 municípios. Ainda existem 9 desaparecidos. De acordo com dados enviados pelos municípios afetados na plataforma do governo federal, S2iD, os prejuízos econômicos informados somam mais de R$2.8 bilhões.
Agenda de reuniões dos prefeitos realizadas com o secretário Nacional da Habitação, Hailton Madureira e o secretário Estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Fabrício Peruchin, nos dias 14 e 15 de setembro:
Dia 14/09
17h - Reunião com Prefeito de Encantado-RS
18h30 - Reunião com Prefeito de Lajeado
Dia 15/09
8h30 - Reunião com Prefeito de Estrela
10h- Ida aos bairros atingidos em Muçum
10h30 - Reunião com Prefeito de Muçum
11h30 Reunião com Prefeito de Arroio do Meio
13h - ida aos bairros atingidos de Roca Sales
13h30 - Reunião com Prefeito de Roca Sales
Informações da notícia
Data de publicação: 15/09/2023
Créditos: Janis Morais
Créditos das Fotos: Monique Mendes