Gabinete de Acompanhamento dos Desastres Naturais da Famurs está em regime de plantão ajudando a ampliar recursos humanos e materiais em benefício dos municípios e orientando sobre doações.

Implantado para auxiliar os municípios diante dos efeitos extremos do clima no Rio Grande do Sul, o Gabinete de Acompanhamento dos Desastres Naturais da Famurs segue atuando nesta quinta-feira, dia 07/09, apoiando a articulação de uma rede mútua de solidariedade do poder público municipal. 

“O momento é de solidariedade com as famílias que perderam tudo, vítimas de mais uma tragédia climática no nosso estado. A Famurs também está se somando a essa corrente de ajuda aos municípios que estão sofrendo com tantos estragos”, lamentou o presidente da Famurs, Luciano Orsi. 

Durante a manhã, em contato com os prefeitos de Roca Sales, Amilton Fontana, e de Muçum (foto), Mateus Giovanoni Trojan, foi viabilizada a cessão pela prefeitura de São Leopoldo de duas retroescavadeiras e dois caminhões-pipa para auxiliar a limpeza das cidades, com ajuda do prefeito Ary Vanazzi. O prefeito de Gentil, Alcenir Dalmago, também enviará um caminhão-pipa para ajudar. 

“Estamos trabalhando nesse processo de articulação de uma rede de solidariedade, não somente em relação a alimentos e materiais de limpeza e higiene, mas também mobilizando diversas prefeituras que estão em condições de ajudar diretamente com maquinário e pessoal”, explicou o coordenador-geral da Famurs, Nado Teixeira. 

Desde ontem, a Famurs vem auxiliando os municípios na inserção de informações no sistema S2ID do governo federal, etapa necessária para viabilizar os decretos de calamidade. Com a publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira da portaria nº 2.852,  que reconhece estado de calamidade pública em 79 municípios gaúchos, esses procedimentos são facilitados. Ontem, o decreto de calamidade foi publicado pelo governo do Estado. Para mitigação dos efeitos do ciclone que atingiu o RS em junho, os municípios conquistaram uma medida provisória do governo federal de R$250 milhões.

ORIENTAÇÕES SOBRE DOAÇÕES - A campanha da Famurs “497 Municípios, Um só Coração”  está arrecadando donativos para ajudar os municípios atingidos pelas enchentes. No entanto, em relação aos alimentos, uma das orientações do Gabinete de Acompanhamento dos Desastres Naturais da Famurs é priorizar a doação de refeições prontas, lanches ou frutas. “A situação é tão anormal que as cidades não têm local para preparar os alimentos”, explicou o coordenador Nado Teixeira.

Outra recomendação sobre o que os municípios mais estão precisando neste momento é da Defesa Civil do Estado. Conforme o subchefe de Proteção e Defesa Civil do RS, coronel Marcus Vinícius, a prioridade é a doação de kits de higiene, kits de limpeza, cobertores e roupas de cama, além de cestas básicas.

A Defesa Civil do Estado atualizou para 39 o número de mortes nas cidades de Muçum, Roca Sales, Estrela, Lajeado, Mato Castelhano, Passo Fundo, Ibiraiaras, Cruzeiro do Sul, Imigrante e Santa Tereza, em decorrência das enchentes. As equipes de resgate ainda buscam nove pessoas desaparecidas, todas em Muçum. No total, 2.745 foram resgatadas. Entre desalojados e desabrigados, 6333 pessoas estão fora de casa devido à passagem do ciclone extratropical que provocou a chuva forte na noite de segunda-feira, dia 04/09, causando enchentes em 80 municípios gaúchos. 

MEDICAMENTOS E CONTRIBUIÇÃO EM DINHEIRO - Com a evolução do evento climático e o surgimento de novas necessidades da população, a campanha solidária da Famurs foi ampliada, abrindo espaço para doação de medicamentos e contribuição em dinheiro. O recebimento dos medicamentos doados será acompanhado por profissional da saúde (farmacêutico) devidamente habilitado. As doações podem ser realizadas na sede da Famurs, na rua Marcílio Dias, 574, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Para contribuir com dinheiro para os municípios atingidos, a Famurs disponibilizou a conta da Federação das Associações de Municípios do RS, no Banco 041 Banrisul, Agência 0011, conta corrente 06.009.5970-6.

 

O Gabinete de Acompanhamento dos Desastres Naturais da Famurs foi instituído na quarta-feira, dia 06/09, composto pelo presidente da Famurs, Luciano Orsi, pelos vice-presidentes e a equipe diretiva da entidade. A articulação de campanha para a doação de alimentos e outros produtos de primeira necessidade e a visita a municípios atingidos com a presença dos superintendentes da Famurs e equipe técnica foram as primeiras ações promovidas pelo novo gabinete. 


Abaixo os municípios que tiveram o estado de calamidade decorrente das chuvas intensas reconhecido pelo governo federal:

1 Caxias do Sul

2 Coqueiros do Sul

3 Cachoeira do Sul

4 Palmeiras das Missões

5 Boa Vista das Missões

6 Passo Fundo

7 Sarandi

8 Getúlio Vargas

9 Lajeado do Bugre

10 Santo Expedito do Sul

11 Mato Castelhano

12 Erechim

13 Santa Maria

14 Ibiraiaras

15 Nova Bassano

16 São Jorge

17 Bento Gonçalves

18 Protásio Alves

19 Marau

20 Casca

21 Estação

22 André da Rocha

23 Vacaria

24 Cruz Alta

25 Chapada

26 Montauri

27 Santo Antônio do Palma

28 Água Santa

29 Nova Araçá

30 Campestre da Serra

31 Carlos Barbosa

32 Camargo

33 Panambi

34 São Domingos do Sul

35 Sagrada Família

36 Paraí

37 Jacuizinho

38 Lagoão

39 Santo Ângelo

40 Boa Vista do Buricá

41 Sede Nova

42 Eugênio de Castro

43 Santo Cristo

44 Farroupilha

45 São Sebastião do Caí

46 Jaguarí

47 Ciríaco

48 Sertão

49 Muliterno

50 Candelária

51 Lajeado

52 David Canabarro

53 Estrela

54 Arroio do Meio

55 Montenegro

56 Novo Hamburgo

57 Encantado

58 Muçum

59 Roca Sales

60 Colinas

61 Imigrantes

62 Santa Tereza

63 Sapiranga

64 Cachoeirinha

65 Vanini

66 Nova Roma do Sul

67 Serafina Corrêa

68 Bom Retiro do Sul

69 Cotiporã

70 São Nicolau

71 Cruzeiro do Sul

72 Bom Jesus

73 Ipê

74 Espumoso

75 Charqueadas

76 Coxilha

77 Taquari

78 Itapuca

79 São Jerônimo


Saiba onde ficam os pontos de coleta das doações nos municípios mais atingidos:

Lajeado: Centro Recrie – Rua Irmão Armando Weisheimer, 839

Estrela: Centro Comunitário Cristo Rei e no Salão da Oase

Roca Sales: Doações em Porto Alegre na Avenida Getúlio Vargas, 1351

Encantado: CTG Anita Garibaldi- Parque João Batista Marchese

Arroio do Meio: Sede do Cras – Gustavo Wienamdts, 485, Centro

Cruzeiro do Sul: Na Secretaria de Assistência Social no prédio da Prefeitura, ou no Salão da Paróquia ao lado da Igreja Católica.

Bom Retiro do Sul: Secretaria da Saúde- Senador Pinheiro Machado, 879 

Teutônia: Câmara dos Vereadores de Teutônia – Av. Leste 1180

Taquari: Hospital São José

Venâncio Aires: Sede da Fbnet – Tiradentes, 255 

Muçum: Bairro Jardim Cidade Alta e Linha 28 de Setembro

Igrejinha: Bombeiros Voluntários de Igrejinha – Mal. Artur da Costa e Silva, 243

Famurs: sede da entidade – Marcílio Dias, 574

Para os demais municípios, consultar as prefeituras sobre os pontos de coleta.

Colaboraram com as fotos: Beatriz Vanz, da Prefeitura de São Marcos, que registrou apoio de caminhão-pipa na cidade de Roca Sales e Wellington Rodrigues, da Prefeitura de Vera Cruz, que registrou as equipes em apoio à limpeza da cidade de Muçum. 


Informações da notícia

Data de publicação: 07/09/2023

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Wellington Rodrigues/Prefeitura de Vera Cruz