Entidade se empenha em prol da solidariedade do povo gaúcho, fomentando via prefeituras doações para minimizar impacto das chuvas em mais de 60 municípios.

A passagem de um ciclone extratropical provocou a chuva forte que atingiu o RS na noite de segunda-feira, dia 04/09, causando enchentes em mais de 60 municípios gaúchos. Até o momento, trinta e uma pessoas morreram nas cidades de Muçum, Roca Sales, Estrela, Lajeado, Mato Castelhano, Passo Fundo e Ibiraiaras. 

Diante da necessidade de ajudar as vítimas das chuvas, a Famurs lançou a campanha “497 Municípios, Um Só Coração”. O objetivo é arrecadar a doação de alimentos, água, roupas e colchões para os atingidos, a serem recebidas nos pontos de coleta definidos pelas prefeituras dos municípios afetados. 

“O momento é de consternação pelas vítimas de mais uma tragédia climática no nosso estado, e de solidariedade com as famílias que perderam tudo. A Famurs também está se somando a essa corrente de ajuda aos municípios que estão sofrendo com tantos estragos”, lamentou o presidente da Famurs, Luciano Orsi. 

Conforme último balanço divulgado pela Defesa Civil são 1.650 desabrigados e 2.984 desalojados no estado. São 66 municípios afetados, somando uma população de 2,7 milhões de pessoas. As regiões mais afetadas estão entre o centro e a metade norte do Rio Grande do Sul, onde ficam os vales.

MEDICAMENTOS E CONTRIBUIÇÃO EM DINHEIRO - Com a evolução do evento climático e o surgimento de novas necessidades da população, a campanha solidária da Famurs foi ampliada, abrindo espaço para doação de medicamentos e contribuição em dinheiro. O recebimento dos medicamentos doados será acompanhado por profissional da saúde (farmacêutico) devidamente habilitado. As doações podem ser realizadas na sede da Famurs, na rua Marcílio Dias, 574, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Para contribuir com dinheiro para os municípios atingidos, a Famurs disponibilizou a conta da Federação das Associações de Municípios do RS, no Banco 041 Banrisul, Agência 0011, conta corrente 06.009.5970-6.

 

Saiba onde ficam os pontos de coleta das doações nos municípios mais atingidos: 

Lajeado: Centro Recrie  Rua Irmão Armando Weisheimer, 839

Estrela: Centro Comunitário Cristo Rei e no Salão da Oase

Roca Sales: Doações em Porto Alegre na Avenida Getúlio Vargas, 1351

Encantado: CTG Anita Garibaldi- Parque João Batista Marchese

Arroio do Meio: Sede do Cras – Gustavo Wienamdts, 485, Centro

Cruzeiro do Sul: Na Secretaria de Assistência Social no predio da Prefeitura, ou no Salão da Paróquia ao lado da Igreja Católica.

Bom Retiro do Sul: Secretaria da Saúde- Senador Pinheiro Machado, 879 

Teutônia: Câmara dos Vereadores de Teutônia – Av. Leste 1180

Taquari: Hospital São José

Venâncio Aires: Sede da Fbnet – Tiradentes,255 

Muçum: Bairro Jardim Cidade Alta e Linha 28 de Setembro

Igrejinha: Bombeiros Voluntários de Igrejinha – Mal. Artur da Costa e Silva, 243

Famurs: sede da entidade – Marcílio Dias, 574

Para os demais municípios, consultar as prefeituras sobre os pontos de coleta.

Gabinete de Acompanhamento dos Desastres Naturais - Para auxiliar os municípios diante dos efeitos do clima adverso no Rio Grande do Sul em consequência do fenômeno Super El Niño, a Famurs instituiu nesta quarta-feira, dia 06/09, o Gabinete de Acompanhamento dos Desastres Naturais. O núcleo é composto pelo presidente da Famurs, Luciano Orsi, pelos vice-presidentes e a equipe diretiva da entidade. Entre as ações já promovidas pelo novo gabinete, a articulação de campanha para a doação de alimentos e a visita a municípios atingidos com a presença dos superintendentes da Famurs e equipe técnica. A Famurs estará de plantão para auxiliar as prefeituras na inserção de informações no sistema S2ID do governo federal, etapa necessária para viabilizar os decretos de calamidade.

 

Informações da notícia

Data de publicação: 06/09/2023

Créditos: Janis Morais