Mobilizado, presidente Luciano Orsi está prestando suporte aos prefeitos e solicitando auxilio do Estado para resgates aéreos

Um novo ciclone extratropical atingiu o RS na noite de ontem (4/09) e causou prejuízos em mais de 50 municípios gaúchos. As cidades mais atingidas são das regiões Norte, Serra e Vale do Taquari.

A Famurs tem monitorado, desde a noite de ontem, as fortes chuvas que atingiram o estado e realizando contato com os prefeitos, a fim de prestar o auxílio necessário. “Estamos acompanhado o avanço desta calamidade. Já pedimos ao governo do Estado o envio de helicópteros para socorrer cidadãos que ainda se encontram ilhados, em situação de perigo”, explicou o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi.

“A Famurs se coloca à disposição de todos os municípios, somos parceiros e estamos aqui para contribuir e ajudar no que for necessário para reconstruir as nossas cidades. Aproveito para reiterar o nosso pedido de união, pois apenas unidos iremos superar mais este desafio”, afirmou Orsi.

O mais recente balanço da Defesa Civil divulgou que, no momento, foram contabilizados 426 desabrigados e 215 desalojados. De acordo com autoridades, já foram declaradas seis vitimas devido ao temporal.

Além das prefeituras, o Estado está recebendo doações em diferentes pontos de Porto Alegre, para distribuir entre os municípios mais afetados. No momento, as doações mais necessárias são de kits de higiene e limpeza, cestas básicas, agasalhos e roupas de cama.

Pontos de arrecadação:
  • Central de doações da Defesa Civil - Av. Borges de Medeiros, 1501, Praia de Belas
  • Palácio Piratini - Praça Mal. Deodoro, Centro Histórico
  • Quartéis da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros
  • Pontos de coleta da Campanha do Agasalho

Informações da notícia

Data de publicação: 05/09/2023

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Prefeitura de Muçum