Reunião promovida pela área técnica de Mobilidade e Trânsito avaliou a situação de 28 municípios em relação ao andamento das obras, situação dos contratos e projetos de pavimentação.

Com a presença do secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, a Famurs promoveu nesta quinta-feira, dia 31/08, na Casa Famurs na Expointer, encontro dos gestores dos municípios sem acesso asfáltico. No total, 28 cidades ainda aguardam investimentos em pavimentação em rodovias estaduais do interior gaúcho. A mediação do debate ficou a cargo do vice-presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, que coordena a comissão de prefeitos sobre o tema. O coordenador do Gabinete de Articulação dos Municípios do Estado, Salmo Dias de Oliveira, também participou do encontro. 

O presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, reforçou o apoio da entidade aos prefeitos que buscam consolidar investimentos do governo do Estado nas vias de acessos aos municípios. “Os acessos são fundamentais para alavancar o crescimento regional e estimular a economia. O asfalto melhora o escoamento da safra agrícola, assim como representa uma infraestrutura essencial para estimular o turismo, outro setor potencial para geração de emprego e renda”, afirmou Orsi.

Para o vice-presidente da Famurs, Marcelo Arruda, o desafio é vencer essa burocracia. Nosso movimento ocorre desde de 2019. Temos confiança no governo, que tem anunciado e concluído os compromissos firmados. São obras que mudam a vida das pessoas. Convivemos com a ansiedade dos prefeitos. Pedimos apoio para que 18 municípios concluam as atualizações dos projetos”, defendeu Marcelo.

O secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, ressaltou que o governo tem intensificado o trabalho de conclusão dos acessos asfálticos no Estado. “Na última gestão do governador Eduardo Leite, foram investidos mais de R$230 milhões com recursos do caixa do Estado nos acessos. A cifra é duas vezes maior do que a média nos últimos dez anos”, destacou. Afirmou ainda que a meta do governo estadual é ter 100% dos acessos concluídos ou em fase de conclusão com, no mínimo, 80% desses acessos finalizados, entregues à sociedade gaúcha.

De acordo com dados fornecidos pelos gestores municipais para a área técnica da Famurs, e atualizadas de acordo com informações da Secretaria Estadual de Logística e Transportes e do DAER, 44 municípios não possuem acesso asfáltico. Destes, 16 estão com a obra de pavimentação do acesso em andamento. Outros 10 municípios estão com projetos aprovados e recursos previstos pelo programa Avançar, aguardando o início das obras. Com projetos em fase de atualização ou transferência de contrato encontram-se 18 municípios gaúchos.

Municípios sem acesso asfáltico: Amaral Ferrador (37,42 km), Alegria (6,2 km), Barão do Triunfo (20,4 km), Barra do Rio Azul (17 km), Benjamin Constant do Sul (5 km), Capão Bonito do Sul (7,5 km), Centenário (8,15 km), Cerro Grande do Sul (25 km), Cruzaltense (4,3 km), Dois Irmãos das Missões (17,87 km), Engenho Velho (8,8 km), Entre Rios do Sul (20,4 km), Faxinalzinho (12,3 km), Garruchos (58,69 km), Itatiba do Sul (6 km), Ivorá (25,56 km), Jari (24,2 km), Lagoa Bonita do Sul (6,82 km), Lagoão (28 km), Mariana Pimentel (16,8 km), Mariano Moro (3,7 km), Montauri (14,7 km), Monte Alegre dos Campos (9 km), Nova Ramada (8 km), Novo Tiradentes (7,84 km), Pedras Altas (4,5 km), Pinhal da Serra (23,38 km), Pinhal Grande (5 km), Pinheirinho do Vale (18,41 km), Pirapó (17 km), Quatro Irmãos (17,28 km), Quevedos (28,5 km), Rolador (17 km), Santo Expedito do Sul (10 km), São José do Inhacorá (0,5 km), São José das Missões (3 km), São Martinho da Serra (17,3 km), São Pedro das Missões (6 km), São Valério do Sul (18 km), Senador Salgado Filho (18,18 km), Sede Nova (9,18 km), Tunas (14 km), Tupanci do Sul (14,32 km) e União da Serra (21km).

Famurs na Expointer

A Casa Famurs fica localizada na Quadra 12, em frente ao Pavilhão Internacional, e ficará aberta para atendimento ao público de 26 de agosto a 3 de setembro, das 8h até às 18h. As atividades da Casa Famurs recebem patrocínio do Badesul, BRDE, Governança Brasil, Sistema Iris e Caixa. Também recebe apoio do Banrisul e Planalto Transportes. A programação completa está disponível aqui.

Informações da notícia

Data de publicação: 31/08/2023

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Monique Mendes e Janis Morais