Encontro promovido pela Famurs e pelo Coditur/RS foi realizado na Expointer, na tarde desta terça-feira, e contou com a presença de representantes do governo do Estado

A Casa Famurs na Expointer recebeu, na tarde desta terça-feira (29/08), os dirigentes municipais do Turismo, que debateram com o Coditur/RS, governo do Estado e entidades parceiras o desenvolvimento do turismo gaúcho, em especial do turismo rural. 

Conforme o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, promover um encontro de turismo na Expointer, com um auditório lotado, é a prova de que, assim como o agronegócio, o turismo tem capacidade de alavancar o desenvolvimento econômico do RS. “Queremos ter gestores cada vez mais capacitados e atentos em promover os atrativos dos nossos municípios, transformando o Rio Grande do Sul na principal escolha de destino turístico dos brasileiros e, consequentemente, dos turistas estrangeiros”, pontuou. 

O coordenador de Turismo da Famurs, Mario Nascimento, destacou que o encontro foi oportunidade de compartilhar conhecimento e ações práticas para fortalecer ainda mais o turismo nos municípios gaúchos. “A Famurs está fazendo a sua parte, para dobrar o PIB do turismo no nosso estado. Estamos qualificando a gestão pública, integrando parceiros e as regiões turísticas do nosso estado, pois é isso que precisamos para ter um estado pujante e que pode repetir o impulso que o agro proporcionou à economia brasileira”, salientou. 

O encontro contou com a presença e manifestação do secretário-adjunto do Turismo do RS, Luiz Fernando Rodriguez Júnior; que na oportunidade apresentou as ações da secretaria até 2024, pontuando atividades e investimentos voltados à promoção e marketing do setor; a regionalização e qualificação do turismo; e o desenvolvimento do turismo rural. Ele salientou o fato da reunião ocorrer durante uma das maiores feiras agropecuárias, e afirmou que o desenvolvimento rural e o turismo são dois lados de uma mesma moeda, um é produto e o outro serviço, mas precisam ser tratado como um todo. 

A abertura contou ainda com a presença da presidente do Coditur/RS, Bianca Trindade; da coordenadora da Economia Criativa e Turismo do Sebrae, Amanda Paim; e do diretor técnico do Senar-RS, Cláudio Rocha. 

Durante a tarde, os gestores acompanharam painéis que pautaram o turismo rural. O técnico do Senar-RS, Henrique Padilha, divulgou como a entidade pode auxiliar os municípios, desde a promoção de cursos, assistência técnica, até a realização de eventos, palestras e parcerias. Também apresentou as ações de turismo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e destacou o Programa de Turismo Rural ofertado pela entidade. 

Na sequência, a coordenadora da Economia Criativa e Turismo do Sebrae, Amanda Paim, também apresentou um painel para abordar os avanços e desafios do turismo rural e da economia criativa no RS. Ela trouxe quais as oportunidades que os municípios têm com o fomento da agricultura rural, como, por exemplo, a permanência no campo, a geração de emprego e renda, os novos fluxos de consumidores, além da valorização da paisagem, da cultura local e dos produtos locais. Ainda, abordou a importância de haver integração regional, planos municipais estruturados e a oferta completa de uma experiência turística: o que fazer, onde comprar, onde dormir e onde comer. 

Por fim, os dirigentes definiram que o 1º Seminário Estadual dos Gestores e Dirigentes Municipais de Turismo do RS deve ocorrer paralelo à Assembleia de Verão, prevista para início de março de 2024. 


Famurs na Expointer

A Casa Famurs fica localizada na Quadra 12, em frente ao Pavilhão Internacional, e ficará aberta para atendimento ao público de 26 de agosto a 3 de setembro, das 8h até às 18h. As atividades da Casa Famurs recebem patrocínio do Badesul, BRDE, Governança Brasil, Sistema Iris e Caixa. Também recebe apoio do Banrisul e Planalto Transportes.

Informações da notícia

Data de publicação: 29/08/2023

Créditos: Ellen Renner