O presidente da Famurs fez o discurso inicial do encontro e agradeceu ao vice-presidente Alckmin pela agilidade do governo federal na aprovação de recursos para recuperação de estragos pelo ciclone de junho.

O presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, foi uma das autoridades convidadas para discursar na mesa de abertura da palestra do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, realizada sexta-feira, dia 04/08, na Fiergs, em Porto Alegre. Com o tema O Brasil na Rota do Desenvolvimento Econômico e Social, Alckmin defendeu uma agenda de investimentos e antecipou o lançamento no dia 11/08 de um novo PAC com recursos de R$60 bilhões ao ano. O ato contou com a presença do governador Eduardo Leite, do ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo federal, Paulo Pimenta e do presidente da Assembleia Legislativa e deputado estadual, Vilmar Zanchin, tendo como anfitrião o presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry. 

Em seu discurso, Orsi destacou a importância da gestão pública fomentar o desenvolvimento econômico e social do país, e apresentou exemplos da sua atuação como prefeito, liderando uma gestão que apostou nas empresas locais e abriu espaço para o crescimento. “Simplificamos a burocracia e criamos um ambiente favorável para as empresas. Em 2021, Campo Bom foi considerada a melhor cidade para empreender no RS, e a quarta colocada no ranking de facilitadores para novos negócios no Brasil”.

A partir dessa articulação com o setor privado, a empresa Verallia, uma das maiores produtoras de embalagens de vidro do mundo, escolheu Campo Bom para sua obra de expansão, com um investimento de 80 milhões de euros, o maior da história da cidade. Citou ainda, que a Verallia foi um dos projetos contemplados com incentivos do governo do Estado, via Fundopem, assim como a Hart’s Alimentos, em Montenegro, e a Fruki, em Lajeado, e receberão recursos que farão a diferença no RS. "Sabemos que onde há empresas fortes, temos emprego e renda para nossa população. Temos crescimento econômico e, consequentemente, trazemos dignidade para nossa gente”, avaliou.

O presidente da Famurs também aproveitou a oportunidade para agradecer ao vice-presidente Alckmin pelo apoio do governo federal aos municípios atingidos fortemente pelo ciclone extratropical no mês de junho. Ele relatou que, em nome dos prefeitos gaúchos, entregou em mãos uma carta ao presidente Lula fazendo as solicitações mais urgentes para mitigar os estragos do evento climático. “Aproveito para reconhecer o esforço do governo federal para liberação dos recursos destinados aos municípios atingidos, que chegaram a 250 milhões de reais. Tivemos retorno e resposta rápido, o que demonstra que a atuação conjunta traz resultados à população”, ressaltou Orsi.

Orsi relatou ainda que nos últimos dez anos, somando todos os desastres naturais que impactaram os municípios gaúchos, chega-se ao total de 79 bilhões em danos. No entanto, nesse período, tão somente 1% desses prejuízos foram mitigados por meio de repasses federais. Para Orsi, superar dificuldades como essa exige atuação em parceria com olhar no futuro. “Na democracia, todos têm o direito de pensar diferente, mas existem pautas maiores que as nossas diferenças. A Famurs vem para somar. valorizar os municípios, e fortalecer todos. Que possamos manter o diálogo aberto e a união. Quem ganha somos todos nós, principalmente nossa população”, finalizou Orsi.

Informações da notícia

Data de publicação: 07/08/2023

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Monique Mendes