Passeio especial de catamarã apoiado pela Famurs e a inauguração dos molhes e do farol da Barra do Ribeiro, um dos 67 municípios hidroviários gaúchos, integram a programação do 3º Velejaço Solidário.

No dia 8 de julho, Barra do Ribeiro promove o 3º Velejaço Solidário. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo náutico, o uso das hidrovias como ativos estratégicos para o desenvolvimento regional e arrecadar doações para famílias carentes. Na oportunidade, o município vai inaugurar os molhes, com 200 metros, e o farol da Barra do Ribeiro. O investimento vai facilitar o acesso e ancoragem nas margens do Arroio Ribeiro, considerado um ótimo atracadouro, atendendo antiga reivindicação da comunidade náutica gaúcha. 

Outra intenção é fomentar o transporte regular metropolitano por hidrovias. Com esse objetivo será promovido um passeio de catamarã saindo da Capital até o município da Costa Doce. A viagem turística terá apoio da Catsul, que opera a linha Porto Alegre-Guaíba, e será reservada para autoridades.

“O turismo náutico tem um potencial enorme para fomentar novos empreendimentos, gerar riqueza, renda e novos postos de trabalho. São atividades que podem ser exploradas de forma sustentável em benefício de toda a comunidade”, detalhou o presidente da Famurs, Luciano Orsi. 

Além de centenas de embarcações esperadas no Velejaço, a Praia da Picada terá arena gastronômica, shows musicais, feira da agricultura familiar, show de fogos na inauguração dos molhes e a tradicional tainha na taquara. Todo o público é convidado a doar alimentos não perecíveis para ajudar comunidades carentes.

“A presença e o envolvimento dos clubes náuticos reforçam a relevância do Velejaço como um momento de confraternização, esporte e solidariedade. Centenas de embarcações são esperadas, bem como a participação da comunidade”, afirmou o prefeito de Barra do Ribeiro, Jair Machado.

Na programação, destaca-se também a oportunidade de navegar a bordo da réplica do barco Seival usado por Giuseppe Garibaldi, em 1839, durante a Revolução Farroupilha. A reprodução foi construída em Camaquã, em 2020, no mesmo município dos lanchões originais, e está ancorada em Barra do Ribeiro.

No último evento promovido pela Famurs, Hidrovias RS e Sebrae-RS, realizado no mês de maio, que contou com a palestra do velejador Amyr Klink, foi criada a Comissão de Municípios Hidroviário da Famurs para fomentar o potencial dos rios e complexos lacunares gaúchos como ativos naturais estratégicos.

Entre os objetivos da Comissão de Municípios Hidroviário da Famurs estão: a divulgação das regiões potenciais para uso das costas dos rios e lagoas, bem como os seus atributos para o exercício de múltiplas atividades econômicas; a promoção de políticas públicas visando o desenvolvimento das hidrovias; a descentralização das autorizações para permitir ao poder local a outorga de terminais portuários de pequeno porte e a busca de programas de dragagem e sinalização permanentes nas hidrovias gaúchas.

Informações da notícia

Data de publicação: 28/06/2023

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti