O anúncio do presidente da Famurs foi durante o Seminário Intermunicipal de Políticas para Mulheres realizado nesta quarta-feira em Campo Bom.

Com a representação de 15 municípios gaúchos, foi realizado nesta quarta-feira, dia 21/06, em Campo Bom, o I Seminário Intermunicipal de Políticas para Mulheres. O enfrentamento à violência de gênero foi um dos principais temas do encontro, que reuniu mais de 150 mulheres. Na oportunidade, o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, anunciou a volta da Área Técnica de Gênero na Famurs.


Comemorada com muitos aplausos, a iniciativa visa impulsionar políticas de atenção, escuta e participação ativa da mulher. “Somos sensíveis às necessidades femininas, que são a maioria da população, e sob seus cuidados estão os demais. Vamos reativar a área de gênero da Famurs, e levar este olhar mais atento aos municípios gaúchos”, destacou o presidente Luciano Orsi.


Mirian Fonseca foi escolhida como coordenadora da Área de Gênero e terá a tarefa de incorporar a temática na atuação da Famurs. Segundo explica, o objetivo é desenvolver um programa dirigido à mulher e, ao mesmo tempo, inserir a dimensão gênero em programas de outras áreas da entidade, que não tenham a mulher como foco específico, executando a transversalidade e atendendo demandas que são emergentes na sociedade.


Ela defende um novo olhar sobre a desigualdade entre homens e mulheres que se reflete em pequenas e grandes discriminações, e dificuldades de inserção no mercado de trabalho, acesso aos serviços, em um cotidiano penoso na esfera doméstica e política.“Pretendemos realizar atividades conjuntas, envolvendo secretarias, coordenadorias e Conselhos da Mulher de todos os municípios, com a finalidade de realizar importantes momentos de debate e troca de opiniões acerca da construção de um projeto na esfera executiva desta entidade”, destacou Mirian. O plano de trabalho da Área Técnica da Gênero foi entregue à primeira-dama municipalista, Kátia Orsi.


Na programação, a realidade das redes de atendimento para mulheres em situação de violência no RS foi apresentada pela delegada de polícia titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de São Leopoldo, Michele Mendes Arigony. A atual conjuntura da violência doméstica, discussões e propostas foi abordada pela assistente social Silvia Cristina Ferreira Maciel, técnica de referência do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) de Sapiranga.


O governo do Estado foi representado pela diretora do Departamento de Políticas para Mulheres, Tábata Bier.


O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campo Bom com parceria do Gabinete da primeira-dama de Campo Bom Kátia Orsi e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Informações da notícia

Data de publicação: 22/06/2023

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Weslei Fillmann/PMCB