O coordenador-geral da Famurs, Nado Teixeira, representou a entidade, atualizando os prefeitos sobre como formalizar solicitações ao governo federal.

Na manhã desta segunda-feira, dia 19/06, o coordenador-geral da Famurs, Nado Teixeira, participou de reunião de mobilização dos municípios atingidos pelo ciclone, promovida pela Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag). O encontro teve como objetivo buscar soluções para os danos provocados pelo excesso de chuvas, articulando recursos do governo do Estado e da União.

Após ouvir as demandas dos representantes locais, o professor Nado atualizou o grupo sobre o alinhamento entre o governo federal e do Estado sobre os procedimentos de resposta ao desastre causado pelo ciclone no Rio Grande do Sul. Algumas definições foram resultado de reunião organizada pela Defesa Civil Nacional, em formato virtual, na sexta-feira, na qual participou como representante da Famurs. “Os órgãos de Defesa Civil deixaram claro a importância da documentação seguir os critérios estabelecidos em portaria para o reconhecimento federal e para acesso às políticas de socorro e assistência humanitária”, relatou.

O coordenador da Famurs alertou que a entidade está à disposição das prefeituras, por meio do seu corpo técnico, para auxiliar a suprir as dúvidas dos gestores junto ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres S2iD, plataforma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil ligado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. “A preocupação é que os formulários sejam encaminhados da forma correta e rapidamente”, destacou.

Nado Teixeira aproveitou para convidar todos para reunião da Famurs com os municípios afetados que será na sexta-feira, dia 23/06, às 14h, com o objetivo de reforçar o apoio aos municípios e intermediar o acesso a todas as informações disponíveis que possam ajudar a minimizar os danos locais. 

O encontro foi sediado em Estância Velha e coordenado pelo vice-prefeito de Estância Velha, Airton Haag, com a presença do deputado estadual Joel Wilhelm. A Amvag reúne ainda os municípios de Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São Leopoldo e Sapiranga.

Informações da notícia

Data de publicação: 19/06/2023

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Divulgação/PMEV