A operação de microcrédito produtivo orientado já atinge 130 municípios com o objetivo de promover desenvolvimento e qualidade de vida.

Um dos primeiros atos do 41º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, dia 6 de junho, foi a assinatura do acordo de cooperação entre a Famurs e a Imembuí Microfinanças para fomento do microcrédito nos municípios gaúchos. A formalização do trabalho conjunto foi firmada pelo presidente da Famurs, prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, e pelo presidente da Imembuí Microfinanças, Antônio Roque Ferreira.

Conforme Salerno, o objetivo do termo de cooperação técnica é fomentar o subsídio de microcrédito, que tem se tornado uma política estratégica importante para a geração emprego renda, combate à pobreza e inclusão social. “Alguns municípios já contam com programas de microcrédito e têm obtido ótimos resultados sendo uma ferramenta decisiva para inclusão produtiva. Este acordo vai fomentar ainda mais a política de microcrédito nos municípios gaúchos, levando informação às prefeituras”, afirmou. 

Segundo o presidente da Imembuí, Antônio Roque, a colaboração institucional vai proporcionar um diagnóstico sobre como está funcionando e qual o alcance do microcrédito nos municípios gaúchos. “Acreditamos que o microcrédito produtivo orientado é uma política estratégica municipal e uma ferramenta importante para impulsionar a microeconomia, gerando desenvolvimento e retorno de impostos localmente. Queremos ser uma alavanca do microcrédito no RS”, destacou. 

A partir do acordo de cooperação técnica assinado hoje com a Famurs, os municípios do RS poderão fazer o credenciamento para firmar o Termo de Parceria com a Imembui Microfinanças e, assim, operar o microcrédito. O credenciamento ocorre no site da Imembuí (https://imembuimicrofinancas.org/credenciamento-de-municipios/cadastro) de 10 a 30 de junho.

A Imembuí Microfinanças é uma OSCIP de microcrédito, que apoia empreendedores e seus respectivos negócios que há 22 anos, com a operação de microcrédito produtivo orientado. Atualmente são 130 municípios com ações efetivas. 

O 41º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul tem o patrocínio do Banrisul, Aegea, Badesul, BRDE, Corsan, 1Doc, GOVBR, Aprende Brasil, Ford Superauto, Calçados Beira Rio, IPM Sistemas e Caixa, com apoio da Prefeitura de Restinga Sêca, Amcentro, CNM, Planalto, Sebrae, Cedem Associada à FDC.

Informações da notícia

Data de publicação: 06/06/2023

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti e Igor Flamel