Oito municípios gaúchos mais bem colocados no IGM/CFA por seus indicadores em finança, gestão e desempenho foram agraciados na abertura do 41º Congresso de Municípios do RS

Visando premiar prefeituras gaúchas com gestões exitosas, a Famurs em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA) e com o Conselho Regional de Administração do RS (CRA-RS) entregaram na manhã desta terça-feira (6/06), durante a abertura do 41º Congresso de Municípios do RS, o 1º Prêmio IGM/CFA de Governança Municipal - Famurs/CFA/CRA-RS.

Como forma de reconhecer e melhorar a qualidade das administrações municipais, a premiação consiste na avaliação dos municípios com base em três dimensões: finanças, gestão e desempenho. A honraria foi entregue aos municípios mais bem colocados em cada um dois oito grupos que formam o IGM/CFA, divididos por população e renda per capita. Na oportunidade, foram agraciados os municípios Balneário Pinhal (Grupo 1, nota 6,74), Horizontina (Grupo 2, nota 8,02), São José do Norte (Grupo 3, nota 5,71), Estrela (Grupo 4, nota 8,25), Parobé (Grupo 5, nota 8,25), Lajeado (Grupo 6, nota 8,05), Pelotas (Grupo 7, nota 7,19) e Caxias do Sul (Grupo 8, nota 7,20). 

O presidente da Famurs, Paulinho Salerno, parabenizou os municípios homenageados e comemorou a parceria firmada através do acordo de cooperação técnica, construído ao longo da gestão e  firmado na Assembleia de Verão 2023, possibilitando premiar as administrações municipais mediante um índice composto por pré-requisitos chancelados. “Que possamos utilizar ferramentas como essas para melhorar a qualidade da gestão pública e medir o resultado das nossas ações”, avaliou. 

Durante a premiação, o presidente do CRA-RS, Flávio Cardozo de Abreu, chamou atenção para o aumento das responsabilidades e preocupação dos gestores na eficácia e eficiência da gestão pública municipal. Ele destacou, em breve fala, que governança também é comparação, algo que pode ser feito de forma gratuita com a ferramenta do IGM/CFA, ressaltando que é importante o município avaliar a sua série histórica, mas também fazer comparativos com outros municípios. “O indicador nem sempre é algo ruim, é preciso ver pelo prisma de que sempre há algo para melhorar”, afirmou.  

Já o presidente do CFA, Leonardo Macedo, destacou que os administradores têm a expertise para resolver problemas que sempre acontecem na gestão pública. 

O IGM consiste em uma métrica de governança partindo de três dimensões: finanças, gestão e desempenho. A atual versão do IGM/CFA consolida os dados dos 5.570 municípios brasileiros e inclui o Distrito Federal no estudo. São mais de 2,4 milhões de dados coletados das mais diversas fontes oficiais brasileiras, como o IBGE, Perfil Munic, Datasus, Secretaria do Tesouro Nacional, Índice Firjan, entre outros. O Índice de Governança Municipal pode ser acessado pelo site www.igm.cfa.org.br.

Reconhecimento

A Famurs, primeira entidade representativa dos municípios a implementar um Acordo de Cooperação Técnica com o Sistema CFA/CRA-RS, também foi homenageada e na oportunidade placas de reconhecimento foram entregues à entidade e ao presidente Paulinho Salerno, devido à divulgação e premiação do Índice de Governança Municipal para os municípios e para o estado.

O 41º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul tem o patrocínio do Banrisul, Aegea, Badesul, BRDE, Corsan, 1Doc, GOVBR, Aprende Brasil, Ford Superauto, Calçados Beira Rio, IPM Sistemas e Caixa, com apoio da Prefeitura de Restinga Sêca, Amcentro, CNM, Planalto, Sebrae, Cedem Associada à FDC.

Informações da notícia

Data de publicação: 06/06/2023

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Igor Flamel