Cerca de 27% das emendas disponibilizadas por parlamentares para os municípios gaúchos estão pendentes na plataforma do governo federal.

Na segunda-feira, dia 05/06, encerra-se o prazo para dar aceite às emendas especiais na plataforma Transferegov. O alerta aos prefeitos e prefeitas partiu das Áreas Técnicas da Famurs preocupadas em evitar a perda de recursos. Neste ano, foram disponibilizadas 1146 emendas do tipo individual na modalidade especial aos municípios gaúchos. Deste total, 27% (305 emendas) estão sem o aceite dos gestores, o que representa a renúncia de R$103 milhões nos caixas dos municípios. 


“A preocupação é com o impacto no setor produtivo, especialmente dos pequenos municípios. São recursos que podem fazer a diferença e reforçar políticas públicas importantes para o cidadão”, alertou o presidente da Famurs, Paulinho Salerno. 


De acordo com a orientação da entidade, para resolver essa etapa, e garantir a transferência do recurso para o município, é preciso acessar a plataforma e informar alguns dados, tais como: a política pública em que será alocado o recurso, o código orçamentário e os dados bancários. 


Qualquer dúvida sobre o procedimento de aceite, foi disponibilizado pela entidade um canal de comunicação para mais informações, por meio do contato com o assessor da Área Técnica da Famurs, Ismael Horbach, pelo (51) 986861515.



Informações da notícia

Data de publicação: 02/06/2023

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti