Com o tema “Conexões de valor geram ideias disruptivas”, encontro marcou o primeiro evento da Semana de Ideia

A Famurs, em parceria com a Besouro – Agência de Fomento Social, promoveu nesta terça-feira (23/05), o primeiro evento alusivo à Semana da Ideia, o Start Idea. O encontro, organizado pela Área Técnica de Inovação e Empreendedorismo, prestou contas do trabalho inédito junto aos municípios na temática da inovação.

Ao longo de oito meses, desde a implementação da área na Famurs, o projeto de fomento à inovação foi apresentado para 480 municípios gaúchos, com atendimento em 89 cidades e assessoramento em 10 iniciativas, além dos materiais produzidos distribuídos para mais 400 prefeituras, estimulando o pensamento disruptivo e inovador na gestão pública. Durante o evento, foi evidenciado que práticas que geram impactos de valor ajudam a transformar a realidade local e a construir um futuro próspero para o RS.

Hoje área técnica consolidada na entidade, o assessoramento na temática da inovação e do empreendedorismo visa melhorar e ajudar os municípios na implementação de políticas públicas locais, destacou o presidente Paulinho Salerno. Através de um município inovador é possível melhorar o ambiente de negócios, alavancar novos negócios e aumentar a qualidade da gestão pública.

“A ideia é aproximar as questões de inovação com municípios, elucidar sobre a importância de se inovar na gestão pública e buscar alternativas para o desenvolvimento dos municípios através de iniciativas já implementadas em algumas cidades. A troca de experiência é sempre tão importante para melhorar a qualidade das gestões”, avaliou Salerno.

Convidada para abertura do evento, a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stülp, destacou a importância de espaços para discutir e olhar como funciona a inovação nos governos, no sentido ter administrações mais ágeis e qualificadas, ou, ainda, entender de que forma gestores podem influenciar na construção de projetos que acontecem em suas cidades, como a aplicação de legislações ou projetos vinculados a diferentes atores.

Simone explicou que a secretária tem atuado na perspectiva de aproximação com atores que são fundamentais nessa construção, especialmente com o poder público municipal. “Sem esse elo de construção não conseguiremos tornar, efetivamente, o nosso estado mais inovador”, ressaltou. A secretária de Estado também destacou que é preciso olhar as diferenças e complementariedades para que se consiga ter um estado que atraia e seja inspirador. “Que a gente possa se inspirar e buscar a melhor forma de trabalhar a nossa realidade. A construção da cultura da inovação se faz por meio da narrativa construída nos diferentes municípios; e cada município tem a sua trajetória e ela precisa ser respeitada”, afirmou.

Vinicius Mendes Lima, presidente da Besouro, também participou da abertura das atividades e destacou que a mudança das cidades passa, especialmente, pela mão dos gestores que podem, de fato, implementar políticas transformadoras em suas comunidades.

Durante o dia, foram apresentadas iniciativas públicas inovadoras e projetos sobre desenvolvimento inovador e econômico com destaque nacional. Também foi realizada uma mostra de tecnologia educacional, com a participam de alunos da rede pública, e a apresentação do Oportuniza Saúde, sistema de gestão tecnológica desenvolvido pela Área Técnica de Saúde da Famurs. O evento ainda contou com uma mesa redonda para discutir a era das startups e como elas podem auxiliar para uma gestão pública de qualidade.

As discussões do Start Idea estão disponível no player abaixo:

Informações da notícia

Data de publicação: 23/05/2023

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti