Prefeito de Campo Bom assumirá cargo em solenidade no 41º Congresso de Municípios do RS, no dia 6 de junho, em Restinga Sêca

A Famurs realizou nesta quinta-feira (18/05) a eleição para ratificar os nomes dos indicados pelos partidos políticos que irão integrar o Conselho Administrativo da entidade para a gestão 2023/2024. Com 155 votos, o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, foi oficialmente eleito como próximo presidente da entidade.

Ao todo, foram contabilizados 157 votos, sendo que brancos e nulos somaram dois pontos. O prefeito de Campo Bom foi escolhido pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) para presidir a Famurs até maio de 2024, com votos de prefeitos e vice-prefeitos do partido. A posse da nova presidência acontece no dia 6 de junho, integrando a programação do 41º Congresso de Municípios do RS.

Em sua primeira fala como presidente eleito, Orsi destacou a presença do prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, com quem disputou o cargo internamente no partido, frisando a disputa fraterna e orgulho na participação efetiva de todos os prefeitos e vices do PDT. “Iremos trabalhar juntos no crescimento do municipalismo”, afirmou.

Orsi também aproveitou a oportunidade para afirmar seu compromisso, enquanto presidente da Famurs, em permanecer atuando junto com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e declarou contar com o apoio da equipe técnica da entidade e de todos os prefeitos, primando sempre pelo desenvolvimento dos municípios gaúchos.

“Contem comigo, municípios do RS. Contem com o trabalho de Campo Bom, mas agora a serviço do Rio Grande. Que a gente possa, cada vez mais, estar unidos, buscando fazer com o que o nosso estado seja pujante e que os nossos municípios, com tantas demandas a atender, proporcionem a qualidade de vida que gostaríamos. Continuamos lutando, trabalhando cada vez mais, para que a gente possa honrar o nosso estado, os nossos municípios e, principalmente, a nossa história de vida a serviço dos munícipes gaúchos”, concluiu.

Luciano Orsi substituirá o atual presidente, Paulinho Salerno (MDB), também prefeito de Restinga Sêca. Sua indicação obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no estado. Estabelecido em 2005, o acerto determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2021 e 2024. Como o PDT foi o terceiro partido com maior número de prefeitos eleitos no RS em 2020, obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2023. O próximo partido a indicar um nome será o PTB. O Progressistas (PP) foi o primeiro a compor o rodízio.

Estiveram presentes no resultado da eleição o presidente Paulinho Salerno; o presidente do Conselho Consultivo e ex-presidente da Famurs, Urbano Knorst; o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, além de prefeitos que compõe a nova nominata.

 

Perfil

Luciano Libório Baptista Orsi, 57 anos, é natural de Campo Bom. É professor de Educação Física, advogado e empresário do setor farmacêutico. Em 2012, foi candidato a vice-prefeito, mas não se elegeu. Em 2016 foi eleito prefeito e em 2020, reeleito.

Foi premiado duas vezes como Prefeito Empreendedor, pelo Sebrae-RS, e presidiu, por dois anos, a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), agora Vale Germânico (Amvag).

Orsi é casado com Kátia Maria Palmeiro Orsi, tem quatro filhos – Vanessa, Ana, Luciano e Júlia – e uma neta.

 

Conselho Administrativo

O Conselho Administrativo da Famurs para a gestão 2023/2024 ficou formado da seguinte forma:

Presidente

  • Luciano Libório Baptista Orsi (PDT) / Campo Bom - Amvag

 Vice-presidentes

  • Jonas Fernando Hauschild (PDT) / Tucunduva – Amufron
  • Marcelo Arruda – (PTB) / Barra do Rio Azul – Amau
  • Mário Augusto de Freire Gonçalves (PP) / Dom Pedrito – Assudoeste
  • José Alberto Panosso (MDB) Frederico Westphalen – Amzop
  • Carlos Alberto Bohn (PSDB) / Mato Leitão – Amvarp
  • Evandro Luis Massing (PT) / Palmeira das Missões – Amzop
  • Gilson Adriano Becker (PSB) / Vera Cruz – Amvarp

 

Conselho Fiscal

Nesta eleição, também foram definidos os nomes e cargos que irão compor o Conselho Fiscal da Famurs para o biênio 2023/2025. Foram 157 votos válidos, sendo que branco e nulos somaram nove pontos. O Conselho Fiscal da Famurs ficou definido da seguinte forma:

  • Paulo Ricardo Salerno / Restinga Sêca – Presidente – 63 votos
  • Jones Jehn da Cunha / Horizontina – 1º Titular – 23 votos
  • Everaldo Bueno Rolim / Inhacorá – 2º Titular – 19 votos
  • Rodrigo Jacoby Trindade / Mormaço – 1º Suplente – 18 votos
  • Rodrigo Amadeo Battistella / Nova Santa Rita – 18 votos
  • Daniel Pereira Almeida / Butiá – 7 votos

Informações da notícia

Data de publicação: 18/05/2023

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti