As inscrições estão abertas para o tradicional encontro da Famurs que acontecerá no Recanto Maestro, em Restinga Sêca, entre os dias 5 e 7 de junho.

Com a convicção de que os municípios gaúchos precisam contribuir com as metas de desenvolvimento sustentável, a Famurs promove entre os dias 5 e 7 de junho, em Restinga Sêca, na região central do estado, o 41º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul.

O grande encontro anual dos gestores municipais gaúchos vai debater em profundidade governança, sustentabilidade e inovação nos municípios. A programação abrange ainda atualização temática de outras áreas importantes da gestão municipal.

De acordo com o presidente da Famurs, Paulinho Salerno, a proposta é lançar um novo olhar para a gestão pública dentro do conceito de ESG – a sigla em inglês que representa os três pilares de uma gestão de futuro: responsabilidade ambiental, social e de governança. 

“A governança seja talvez a abordagem menos lembrada, mas certamente crucial dentro do âmbito da gestão municipal e, ao lado da inovação, sintetiza as boas práticas mais importantes a serem incentivadas nas administrações públicas. Queremos construir uma visão que vai além da aquisição de tecnologias, buscando que os prefeitos e prefeitas firmem um compromisso amplo e abrangente com as suas comunidades”, ressaltou. 

Prêmio Governança Municipal - Como parte do acordo de cooperação técnica firmada pela Famurs com o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), será divulgado no 41º Congresso dos Municípios, o Prêmio IGM/CFA de Governança Municipal. 

Visando premiar prefeituras gaúchas com gestões exitosas, a
 Famurs é a primeira entidade representativa dos municípios no Brasil a fazer esta parceria com os conselhos federal e regional de Administração, com intuito de reconhecer e melhorar a qualidade das administrações municipais. 

O IGM consiste em uma métrica de governança partindo de três dimensões: finanças, gestão e desempenho. A atual versão do IGM-CFA consolida os dados dos 5.570 municípios brasileiros e inclui o Distrito Federal no estudo. São mais de 2,4 milhões de dados coletados das mais diversas fontes oficiais brasileiras, como o IBGE, Perfil Munic, Datasus, Secretaria do Tesouro Nacional, Índice Firjan, entre outros.

A divulgação da programação completa será feita em breve. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link bit.ly/41CongressoMunicipios

Informações da notícia

Data de publicação: 02/05/2023

Créditos: Janis Morais