Representantes das cidades patrimônio mundial, nacional e estadual de todo o Brasil vão se reunir na região das Missões para debater turismo cultural.

O município de São Miguel das Missões, único Patrimônio Cultural Mundial do sul do país, vai receber o Encontro Nacional das Cidades Patrimônio Mundial. O evento, promovido pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), reunirá especialistas em cultura, turismo, patrimônio e governança. Serão três dias de programação e networking, entre 04 e 06/04. As inscrições são gratuitas pelo site e as vagas para participação presencial são limitadas. 

O presidente da OCBPM, Mário Nascimento, e o prefeito de São Miguel das Missões, José Roberto, estiveram nesta quarta-feira, dia 12/04, na sede da Famurs, que é uma das entidades promotoras do evento, para fortalecer a divulgação do evento entre as autoridades municipais do turismo, cultura, patrimônio e governança. “Queremos a ampla presença dos prefeitos, secretários, autoridades ligadas ao turismo e patrimônio cultural para este evento histórico”, destacou Mário Nascimento. Eles foram recebidos pelo coordenador-geral da entidade, Aícaro Ferrari.

Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o segundo país do mundo em potencial turístico pelos atributos naturais e 9º no ranking dos atrativos culturais. A proposta do encontro, conforme Mário Nascimento, é promover esse potencial através do turismo. A programação inclui diversos temas integrando cultura, patrimônio e potencial turístico. Um dos enfoques está nas possibilidades de financiamento e captação de investimentos para as cidades históricas turísticas e patrimônio natural e cultural, com informações sobre a elaboração de projetos para atração de investimentos e parcerias público privadas. 

O encontro vai discutir ainda os avanços nas políticas públicas voltadas para o Patrimônio Mundial Cultural e Natural, a partir do Acórdão nº 3.155/2017, do plenário do Tribunal de Contas da União (TCU), que recomendou ao Governo Federal a elaboração do Plano Nacional de Gestão Política do Patrimônio Mundial do país, além de evidenciar a política de Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

O Encontro Nacional das Cidades Patrimônio Mundial conta com o apoio institucional da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Prefeitura de São Miguel das Missões, e acontecerá no hotel Tenondé. 

O Sítio Histórico São Miguel Arcanjo foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1983. O local abriga parte dos remanescentes da antiga Redução Jesuítica dos Guaranis, fundada em 1632. Também é sede do Espetáculo Som e Luz, apresentado diariamente, ao anoitecer, nas ruínas, desde 1978, contando o nascimento, o desenvolvimento e o fim da experiência Jesuítico-Guarani, à semelhança dos espetáculos de som e luz nas pirâmides do Egito e no Partenon da Grécia. No Brasil, existe espetáculo similar no Museu Imperial em Petrópolis, no RJ.

Informações da notícia

Data de publicação: 12/04/2023

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Janis Morais