O salão da Universidade Franciscana ficou lotado de gestores municipais e equipes de educação para conhecer como uma cidade educadora pode resultar em desenvolvimento municipal e regional.

Promovido pela Famurs, Universidade Franciscana (UFN) e Universidade de Passo Fundo (UPF), com apoio da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) – Delegação América Latina e da Rede Brasileira Cidades Educadoras, o Fórum Cidades Educadoras reuniu gestores municipais, nos dias 4 e 5/04, em Santa Maria, para discutir os desafios e as possibilidades de implementar espaços urbanos que têm a educação como grande estratégia de desenvolvimento municipal e regional.


Além de aproximar os gestores públicos do tema, o encontro contou com a apresentação de cases reais e possíveis correlações com a territorialização dos ODS – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – nos municípios gaúchos, além de tratar da possibilidade de inserção de cada um na AICE.


De acordo com o presidente da Famurs, Paulinho Salerno, o encontro foi uma oportunidade de ampliar o entendimento sobre o conceito do que é uma cidade educadora e como as suas práticas têm potencial para impulsionar o desenvolvimento municipal e regional. “Quando falamos em cidades educadoras vem em mente apenas a educação propriamente dita, mas é toda uma rede articulada que procura trabalhar a educação e a cultura com diversos atores integrados. Uma das metas da nossa gestão na Famurs é expandir o número de cidades educadoras no RS”, destacou. 


A iniciativa do evento visa construir possibilidades de pensar a cidade como um espaço formativo, a partir da compreensão de que o espaço urbano possa tornar-se intencionalmente educador e mobilizar diferentes setores da sociedade a fazer cidades mais humanas, inovadoras e democráticas. Um dos resultados esperados é o enfrentamento da depreciação dos espaços públicos e o descaso com o patrimônio histórico.


Participaram do ato de abertura, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom; a reitora da UFN, Iraní Rupolo; Givago Ribeiro, vereador e presidente da Câmara de santa Maria, o diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e ex-reitor UFSM, Paulo Afonso Burmann; Adriana Bragagnolo, representante do Programa UniverCidade Educadora da UPF e Jenio Galon, superintendente regional do Banrisul.

Informações da notícia

Data de publicação: 05/04/2023

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti