O encontro foi realizado na terça-feira (14/03), durante a Assembleia de Verão da Famurs, realizada na Sociedade Amigos do Balneário Altântida (Saba), em Xangri-Lá

Na última semana, cerca de uma centena de gestores municipais de cultura gaúchos reuniram-se em programação especial convocada pelo Conselho Estadual de Dirigentes Municipais de Cultura (Codic/RS). O encontro foi realizado na terça-feira (14/03), durante a Assembleia de Verão da Famurs, realizada na Sociedade Amigos do Balneário Altântida (Saba), em Xangri-Lá. 

A atividade contou com a presença da secretária da Cultura (Sedac), Beatriz Araújo, e debateu temas importantes e atuais da gestão cultural pública no Rio Grande do Sul, como a Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), o Fundo de Apoio à Cultura (FAC), e articulações acerca das leis federais Paulo Gustavo e Aldir Blanc II.

Beatriz Araújo aproveitou o encontro para trazer a importante notícia de que em 2023 os R$ 30 milhões do FAC serão destinados a projetos dos municípios, descentralizando os recursos e entregando às cidades a possibilidade de sua execução.

Além da secretária de Estado, compuseram a mesa do encontro o presidente do Codic/RS, Evandro Soares, o vice-presidente da entidade, Juliano Muller, e o assessor técnico de Cultura da Famurs, Vinicius Brito.

O Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic), vinculado à Famurs, foi criado em 1993 como um órgão de integração e assessoramento aos municípios em assuntos culturais. Conforme disposto em seu regimento, suas principais finalidades são: o apoio à ação cultural municipal e aos respectivos dirigentes culturais, a participação articulada na formação das políticas culturais em todos os níveis (municipal, estadual e federal) e a divulgação de informações aos órgãos municipais de cultura.

Informações da notícia

Data de publicação: 22/03/2023

Créditos: Codic/RS

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti