A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, por meio do seu coordenador geral Julio Dorneles e da coordenadora da área de Meio Ambiente, Gilda Goulart, está presente no Simpósio Gaúcho das Águas, que teve início nesta segunda-feira ...

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, por meio do seu coordenador geral Julio Dorneles e da coordenadora da área de Meio Ambiente, Gilda Goulart, está presente no Simpósio Gaúcho das Águas, que teve início nesta segunda-feira (15/10) e segue até a terça-feira (16/10), no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa. Na abertura do evento, o presidente da AL, Alexandre Postal, destacou a necessidade de gestão dos recursos hídricos, fazendo um alerta ao desafio aos prefeitos eleitos no último dia 7. “Faz parte da gestão a pauta do saneamento básico, cuja situação precisa modificar radicalmente. Um percentual muito alto do esgoto sanitário coletado nas cidades gaúchas é despejado in natura nos reservatórios naturais de água.” De acordo com Postal, o Estado precisa de um sistema forte de irrigação nas regiões de maior ocorrência de estiagens, que possa ser utilizado com autonomia, pois elas já fazem parte do calendário climático. Os prejuízos à produção agrícola por causa da seca são superiores a R$ 2 bilhões, lembrou. Além disso, mencionou a importância de ações educativas e de cunho preventivo, especialmente para evitar a poluição da água e conscientizar sobre o uso racional do recurso.

Também estiveram presentes na abertura oficial do Simpósio Gaúcho das Águas o diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, Sérgio Muskoff; o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente, Marco Mendonça; a representante do Tribunal de Justiça, juíza de Direito Cintia Teresinha Burhalde Mua; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, procuradora de Justiça Marta Leiria Leal Pacheco; o representante da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Beto Moesch; o coordenador do GEAD Sustentabilidade Ambiental e coordenador da Força Verde, Lélio Falcão; o representante do Tribunal de Contas do Estado, Adroaldo Xavier da Silva; entre outras autoridades. Ao final do evento, deve ser redigida a Carta Gaúcha das Águas.

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 15/10/2012