Evento ocorre em abril, no Salão Universidade Franciscana, e deve aprofundar o conceito e as práticas do que é uma cidade educadora, além de apresentar cases reais que resultaram em desenvolvimento municipal e regional

Nos dias 4 e 5 de abril, gestores de todo o RS irão se reunir para discutir os desafios e as possibilidades de implementar espaços urbanos que tem a educação como grande estratégia de desenvolvimento municipal e regional. Eles estarão reunidos em Santa Maria, no Fórum Cidades Educadoras.

Além de aproximar os gestores públicos do tema, o encontro irá aprofundar o conceito e as práticas de Cidades Educadoras no sul do Brasil, debatendo as experiências de municípios com a Agenda 2030. Durante o encontro, também será abordado a relação das Cidades Educadoras com inovação e empreendedorismo, através de iniciativas educativas locais e de ecossistemas de inovação.

O encontro também tem o objetivo de correlacionar cases reais com as 17 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de avaliar e promover estratégias de inserção dos municípios gaúchos na Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE).

O evento é promovido pela Famurs, Universidade Franciscana (UFN) e Universidade de Passo Fundo (UPF). Também recebe o apoio da Associação Internacional das Cidades Educadoras – Delegação América Latina e da Rede Brasileira Cidades Educadoras. Para os organizadores, a depreciação dos espaços públicos e o descaso com o patrimônio histórico mostram a necessidade de aproximar a educação do direito à cidade e a cidade da extensão do direito à educação.

“A iniciativa do evento se justifica pela necessidade de construir possibilidades de pensar a cidade como um espaço formativo, partindo das questões mais prementes e contraditórias. Compreende-se que o espaço urbano possa tornar-se intencionalmente educador e mobilizar diferentes setores da sociedade a fazer cidades mais humanas, inovadoras e democráticas”, avalia a organização do evento.

São convidados para o Fórum Cidades Educadoras prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Educação, coordenadores pedagógicos, lideranças da comunidade, estudantes, secretários municipais e demais interessados no tema. As inscrições para o evento já estão disponíveis em www./famurs.com.br/capacitacao/330. As vagas são limitadas.

Informações da notícia

Data de publicação: 01/03/2023

Créditos: Ellen Renner