A carta com reivindicações dos municípios foi entregue pelo presidente da Famurs, Paulinho Salerno, ao novo secretário estadual, Giovani Feltes

O presidente da Famurs, Paulinho Salerno, reuniu-se nesta quinta-feira, dia 05/01, com o novo secretário de Estado da Agricultura do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes. A visita de aproximação institucional buscou apresentar uma avaliação das políticas desenvolvidas pelo Estado em 2022, bem como sugestões para aprimorar os programas de uma área considerada estratégica pela entidade. 


Conforme Salerno, o agro é um setor econômico muito forte no Estado, sendo a principal força na matriz produtiva da maioria dos municípios gaúchos. Entre as demandas, está o desafio de promover a ampliação do financiamento aos produtores rurais, em especial para agroindustrialização e sistemas de irrigação, apontada pela Famurs, como uma política necessária de fomento ao setor primário gaúcho. 


Outro ponto vital discutido foi a necessidade de aprimorar a estruturação de um plano de prevenção da estiagem de longo prazo e de caráter preventivo aos riscos econômicos gerados por eventos extremos. Em relação ao Programa Avançar, Salerno trouxe dados de um diagnóstico realizado pela Área Técnica da Agricultura da Famurs que aponta a necessidade de melhorias na tramitação dos convênios para implantação de micro açudes, cisternas e poços artesianos, entre outras demandas. 

Informações da notícia

Data de publicação: 05/01/2023

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Voltaire Santos