Comitiva é formada por jovens estudantes, de 14 a 17 anos, que ocupam cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores estudantis

A Famurs recebeu uma comitiva diferente na tarde desta quarta-feira (7/12). Estudantes do município de Veranópolis vieram conhecer a Casa Municipalista e entender o funcionamento do poder público municipal.

A visita faz parte do projeto Administração Estudantil 2022, que elege jovens para ocupar cargos do Executivo e Legislativo e tem por objetivo incentivar a integração escolar e incentivar os estudantes a conhecerem o funcionamento da esfera municipal. De acordo com os organizadores do projeto, a iniciativa não tem o objetivo de incentivar a formação política, mas sim uma formação de lideranças. Como resultado, este ano, três chapas concorreram ao cargo de prefeito e vice-prefeito estudantil e mais de 20 jovens concorreram a vereadores estudantis.

O grupo, formado por alunos de 14 a 17 anos, das escolas públicas, privadas e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Veranópolis, foi recebido pelo presidente Paulinho Salerno e pelo superintende de Assuntos Municipais, Aicaro Ferrari, que apresentou a Famurs e a sua atuação em defesa ao municipalismo gaúcho. Além da Famurs, os novos gestores também visitaram a Assembleia Legislativa, o Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) e o Memorial do Rio Grande do Sul.

Também estiveram presentes na visita a coordenadora do projeto, Karina Menzeses; a professora Catia Perusoas; e as vereadoras Mara Lourdes Garib Guzzo e Maria Lourdes Gregol.

A Administração Estudantil é uma das atividades propostas pela União Municipal dos Estudantes de Veranópolis (Umesve) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Lazer e Juventude e recebe apoio da Câmara de Vereadores. A atividade integra a programação do Mês de Estudante do município, em agosto.

Informações da notícia

Data de publicação: 08/12/2022

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti