A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), por meio de seu presidente Ary Vanazzi e da coordenadora da Área de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito da Famurs, Renata Becher, esteve presente no lançamento da Consulta Pú...

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), por meio de seu presidente Ary Vanazzi e da coordenadora da Área de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito da Famurs, Renata Becher, esteve presente no lançamento da Consulta Pública sobre o Plano Estadual de Combate à Violência no Trânsito, que ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com a presença do governador do Estado, Tarso Genro, do vice-governador e presidente do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, Beto Grill, e do presidente do Detran-RS, Alessandro Barcellos.

A Consulta Pública será feita por meio do Gabinete Digital, uma ferramenta de participação digital inovadora que tem o objetivo de promover o debate público sobre grandes temas e coletar, junto à população, subsídios para a construção e priorização de políticas públicas através da Internet. Na primeira edição do Governador Pergunta, promovida no final de 2011, o questionamento proposto foi “Como podemos melhorar o atendimento na Saúde Pública?”. A consulta pública resultou em 1.388 propostas enviadas pela população, mais de 120 mil votos através do site e 50 propostas priorizadas e encaminhadas pela Secretaria de Saúde.

Para esta segunda edição, a pergunta que o governador lançará a população é “Como governo e sociedade podem juntos promover a paz no trânsito?” A partir do Plano Estadual de Segurança no Trânsito para a década 2011 – 2020, elaborado pelo Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, a comunidade terá a oportunidade de ajudar a definir o que é prioridade para os próximos dois anos.

Como funciona?

Primeira Fase – A consulta pública sobre trânsito será lançada hoje. O evento que apresentará a ferramenta e lançará a consulta terá transmissão pela Internet e possibilidade de participação do público em tempo real.

Segunda Fase – A votação nas ações é aberta assim como o recebimento de contribuições. Serão promovidos eventos regionais e outras atividade de mobilização da sociedade, como blitz em órgãos públicos, e espaços abertos da capital e região metropolitana. Duas vans equipadas com computadores e acesso à Internet serão colocadas a disposição da população para acesso em parques e espaços públicos.

Terceira Fase – As 10 ações mais votadas serão apresentadas e serão consideradas como prioridade para o trânsito para os próximos dois anos pelo governo do Estado do RS.

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 08/10/2012