Mariovane (ao centro) ressalta importância do projeto para municípios do RS.

Mariovane (ao centro) ressalta importância do projeto para municípios do RS. Foto: Maurício Tomedi

O projeto de uso de linhas férreas gaúchas para escoamento da safra agrícola do Mercosul até o porto de Rio Grande está a um passo de se concretizar. Nesta segunda-feira (27/2), o presidente da FAMURS, Mariovane Weis – acompanhado por prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais – apresentou o "Corredor do Mercosul" ao vice-governador do Estado, Beto Grill. Com apoio da companhia de logística ALL, da Fiergs, da Agência Gaúcha de Desenvolvimento, do Superporto de Rio Grande e das Prefeituras diretamente beneficiadas, o projeto, agora, depende apenas do aval do governador Tarso Genro para sair do papel.

– Precisamos da aprovação do governador do Estado, com o intuito de disponibilizar os silos da Cesa para armazenagem dos grãos – salientou Weis, durante a apresentação do projeto.

A estocagem de alimentos é um dos eixos fundamentais do plano logístico, especialmente em relação à necessidade do transbordo rodo-ferroviário. No intervalo entre descarga dos caminhões e carga dos trens, ou em caso de atraso dos navios de exportação, os depósitos da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) conservarão a mercadoria agrícola.

Beto Grill, por sua vez, mostrou-se favorável à iniciativa e declarou sua intenção em dar andamento ao projeto, garantindo que irá encaminhar o assunto ao secretário estadual de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, e ao governador do Estado, Tarso Genro.

Benefícios do projeto

Originado a partir de uma demanda dos municípios das Missões e da Fronteira, o Corredor do Mercosul tem o objetivo de reduzir os custos do transporte de grãos que hoje é realizado por via rodoviária pelo Paraná. Conforme estudo realizado pela Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, um trem com 60 vagões têm capacidade de transporte equivalente a 300 caminhões. Além de preservar as rodovias do Estado, diminuir os índices de acidentalidade e representar uma economia aos exportadores, o projeto também oportuniza a geração de empregos na região.

– Esta iniciativa vem a desenvolver a região das Missões, que ainda está sofrendo com os prejuízos da estiagem – afirmou o prefeito de São Luiz Gonzaga, Vicente Dihl, durante o encontro desta tarde.

Com capacidade de 85 mil toneladas, a Cesa de São Luiz Gonzaga é um dos maiores depósitos de grãos da América Latina. Se concretizado o projeto, o município se transformará no porto seco do Mercosul, e a Companhia se tornará referência internacional em armazenamento de alimentos.

Além de São Luiz Gonzaga, 24 Municípios também serão diretamente beneficiados: São Borja, Bossoroca, Santiago, Cacequi, São Gabriel, Bagé, Capão do Leão, Santa Rosa, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Uruguaiana, Alegrete, entre outros.

O projeto tem apoio da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa; da América Latina Logística (ALL), concessionária das ferrovias do RS; da Mercovia, concessionária da ponte internacional entre São Borja e Santo Tomé, na Argentina; do super-porto de Rio Grande; da Federação das Indústrias do RS (Fiergs); e da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (Agdi).

Assessoria de Comunicação Social

Redação: Maurício K. Tomedi

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Informações da notícia

Data de publicação: 28/02/2012

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