O presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, esteve reunido com o governador do Estado Ranolfo Vieira Júnior e integrantes da missão de avaliação da Unesco ao Geoparque Quarta Colônia.

Uma visita ao Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, foi a última atividade da missão dos avaliadores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) do Geoparque Quarta Colônia. Ao longo desta semana, o geógrafo espanhol Ángel Hernandéz e a geóloga uruguaia Helga Chulepin visitaram diversos pontos turísticos da região central do RS e puderam acompanhar o trabalho que vem sendo desenvolvido no território.


“Essa é uma política pública importante dos geoparques para o desenvolvimento das regiões. A Famurs apoia essa causa não só da Quarta Colônia como outros geoparques que estão em processo de certificação que já foi alcançada pelo Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul no ano passado. Estamos muito felizes de ter recebido os avaliadores na nossa Quarta Colônia, encerrando a visita nessa reunião que mostra a parceria com o governo do Estado”, comemorou o prefeito de Restinga Sêca e presidente da Famurs, Paulinho Salerno. 


Os geoparques são territórios de um ou mais municípios, reconhecidos pela Unesco como regiões que possuem importância científica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e histórica. Nesses locais, a “Memória da Terra” é preservada e utilizada de forma sustentável para gerar desenvolvimento para a sua comunidade. 


“Receber uma certificação da Unesco como um território único do mundo na Quarta Colônia vai impactar no desenvolvimento dos municípios e na vida das comunidades. É uma alegria muito grande estar compartilhando esse momento com nossas lideranças, equipes técnicas que se dedicam ao projeto. Logo seremos reconhecidos como geoparque da Unesco”, ressaltou o deputado estadual Beto Fantinel, que acompanhou a missão da Unesco nos geossítios nos municípios de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Restinga Sêca, São João do Polêsine e Silveira Martins.


Estiveram presentes na reunião do governador com os avaliadores da Unesco, o deputado estadual Beto Fantinel; a secretária de Meio Ambiente do RS, Marjorie Kauffmann; o secretário de Turismo do RS, Raphael Ayub; o presidente da AMCENTRO, Matione Sonego; o prefeito de Faxinal do Soturno, Clovis Alberto Montagner; o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Luciano Schuch; o integrante da secretaria de Turismo do RS, Alvaro Machado, entre outras autoridades.


Os gestores destacaram as potencialidades do Geoparque Quarta Colônia como referência em riqueza paleontológica, integração entre gestões municipais e protagonismo da comunidade.

Informações da notícia

Data de publicação: 28/10/2022

Créditos: Voltaire Santos e Janis Morais

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti