Evento em parceria com o CFR/RS teve como tema inovação, acesso e sustentabilidade da assistência farmacêutica no setor público

Aconteceu na manhã desta terça-feira (18/10) a abertura do 9º Workshop da Saúde Pública, evento promovido pela Famurs em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF/RS). O evento abordará questões que envolvem a inovação, o acesso e a sustentabilidade da assistência farmacêutica presente nos municípios gaúchos.

Representando o presidente Paulinho Salerno, o superintendente de Assuntos Municipais da Famurs, Aicaro Umberto Ferrari, ressaltou em sua fala a importância dos profissionais da farmácia no fortalecimento do SUS e o contato permanente com o poder judiciário, para que não haja excessos de judicialização de medicamentos ofertados pela gestão municipal.

“A Famurs é parceira do Conselho. Estamos juntos na luta. Queremos ajudar e contribuir para que todos os segmentos da saúde sejam fortalecidos e atendidos”, salientou Aicaro.

A presidente do CRF/RS, Maria Letícia Raupp, destacou em sua fala a parceria de longa data com a Famurs, quando foi assinado o termo de cooperação entre as entidades, possibilitando a realização dos workshops desde 2014. A presidente também destacou que o RS ainda conta com 15 municípios sem profissionais e que é preciso mobilizar os gestores sobre a importância da classe. Segundo a presidente Maria Letícia, uma gestão organizada e qualificada na assistência farmacêutica contribui para o acesso, gestão de custos, estoques, entre outros pontos, além de contribuir com a diminuição dos processos judiciais.

A abertura do evento contou também com a presença do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS), Guilherme Ribas, destacando a importância de um trabalho conjunto com os departamentos, especialmente neste período final de pandemia, em que os recursos estão escassos; e da presidente do Grupo Técnico de Trabalho de Saúde Pública do CRF/RS, Raqueli Bittencout, que lembrou o quanto a profissão foi reconhecida durante o difícil período enfrentado na pandemia.

 

Programação

Durante os dois dias do 9º Workshop da Saúde Pública, 18 e 19 de outubro, serão realizados painéis para debater temas diretamente ligados à assistência farmacêutica na saúde pública. Na terça-feira, pela manhã, a primeira mesa tratou sobre o sistema de saúde, judicialização, gestão e assistência. Já na parte da tarde, a segunda mesa abordou a prescrição farmacêutica, ampliando a potencialidade do farmacêutico para o sistema de saúde; e a mesa três teve como tema as tecnologias leves e telefarmácia na assistência farmacêutica.

Amanhã de manhã a mesa quatro tratará sobre a assistência farmacêutica na prática, abordando como implantar o Plano Municipal e monitorar os seus indicadores. Na sequência, haverá a apresentação da palestra “Você se comunica ou se conecta? A comunicação e a conexão gestão em saúde”, realizada pela farmacêutica Luciene Cardoso Scherer, especialista em treinamentos corporativos na área de gestão de pessoas e processos.

O evento encerra com o reconhecimento das melhores práticas de implementação dos Planos Municipais de Saúde e Assistência Farmacêutica.

Informações da notícia

Data de publicação: 18/10/2022

Créditos: Ellen Renner