O objetivo é estimular a criação de processo de gerenciamento de riscos e mecanismos de controle interno para a prevenção e o combate à fraude e à corrupção na gestão municipal

Nesta quinta-feira, dia 18/08, a Famurs, representada pelo assessor jurídico Rodrigo Westphalen, participa do terceiro evento de capacitação do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC).


Com transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal de Contas da União (TCU) no YouTube, a capacitação vai abordar melhores práticas de gestão e governança para o enfrentamento da corrupção de maneira simples e direta, para auxiliar as organizações a implementarem estruturas e medidas que melhorem o ambiente e a cultura organizacional. 


No total, 373 prefeituras estão cadastradas na Rede de Controle da Gestão Pública no Rio Grande do Sul. O evento é aberto e gratuito para as organizações participantes e não participantes.


“O programa de combate à corrupção é de adesão facultativa a todos os órgãos, inclusive para os Municípios. Esses, ao aderir, trazem para si um instrumento importante, que gera confiança perante os cidadãos, credibilidade perante os órgãos de controle, e segurança jurídica para os próprios gestores, em especial para o Prefeito e ordenadores de despesas. Vale muito a pena aderir”, avaliou Rodrigo Westphalen.


O presidente da Famurs ressaltou que a prevenção da corrupção é um compromisso da causa municipalista. “A corrupção seca os cofres públicos, e o prejudicado é o cidadão. Esse programa é importante para os municípios, pois fomenta as melhores práticas, parcerias com as instâncias de controle da administração pública e, principalmente, pelo caráter preventivo, evita que a corrupção ocorra na gestão municipal”, destaca o presidente Paulinho Salerno.


O PNPC é executado pelas Redes de Controle dos Estados, com o patrocínio do TCU e da Controladoria-Geral da União (CGU) e apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) , Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Confederação Nacional de Municípios (CNM) .

Informações da notícia

Data de publicação: 17/08/2022

Créditos: Janis Morais