O presidente da Famurs participou de uma série de atividades com o governador Ranolfo Vieira Júnior durante a 37ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto

O presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, esteve nesta segunda-feira (25/7), no município de São João do Polêsine, na região central do Estado. Durante a tarde, Salerno participou de uma reunião com os prefeitos da AMCENTRO na  37ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto e apresentou aos gestores um cronograma de ações da Famurs. Salerno fez um balanço do seu primeiro mês como presidente da federação. "Tenho o compromisso em estar presente nas assembleias gerais e reuniões das 27 associações regionais do Estado. Estar mais presente e ajudar na busca de soluções de problemas será uma marca durante toda a nossa gestão. Por isso, todos os meses, vou atualizando as nossas ações na Famurs e construindo em conjunto as demais pautas", ressaltou Salerno.

Durante a sua fala, o presidente da Famurs destacou as primeiras conquistas de sua gestão como o aumento da participação dos prefeitos gaúchos nas mobilizações promovidas pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que já geraram os primeiros resultados para o municipalismo brasileiro. "Realizamos uma marcha com mais de cem prefeitos gaúchos ao lado do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Estivemos em reunião com o presidente Bolsonaro levando as pautas do nosso movimento e com esta pressão a Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira, dia 14 de julho, em primeiro e segundo turnos, a medida que proíbe criar encargos para os Entes sem a devida previsão orçamentária. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015 segue para promulgação, que deve ocorrer em sessão do Congresso Nacional nos próximos dias. Isso mostra que a nossa união com a CNM faz a diferença", destacou Salerno para os prefeitos da região central. 

Outro ponto destacado no encontro com os prefeitos da região central foi a defesa do presidente Salerno para a aprovação do o PL 182 em tramitação na Assembleia Legislativa.  que visa acabar com a obrigação de licenciamento do Corpo de Bombeiros para 732 atividades. "A proposta facilita a abertura de empreendimentos, assim como já ocorreu com a Vigilância Sanitária e a FEPAM, isentando de licença os negócios que não apresentam potencial de ameaça sanitária e ambiental. E por isso merece o nosso apoio. Vamos defender o nosso ponto de vista na mídia para ajudar a sociedade a entender esse debate", destacou.

Salerno também convidou os gestores e suas equipes para participarem do curso da Escola de Gestão da Famurs: Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Municipais e as Eleições Gerais 2022. A atualização será nesta quarta-feira (27/07) de julho e terá como facilitador o professor e advogado de Direito Administrativo e Direito Eleitoral José Luís Blaszak. "Além do curso, uma cartilha de orientações para os agentes públicos municipais será lançada para ampliar o entendimento sobre o que não é permitido no período eleitoral a todos os associados. Vamos disponibilizar esta cartilha aos prefeitos e suas equipes jurídicas e de comunicação. Por isso, a importância da presença dos prefeitos aqui da região central do RS", destacou. 

Por fim, o presidente Salerno fez um balanço de cada área técnica, com o objetivo de revelar como a Federação pode auxiliar os municípios em diversas áreas.

Já no começo da noite, o presidente da Famurs, Paulinho Salerno e o presidente da AMCENTRO, prefeito de São João do Polêsine, Matione Sonego receberam no município o  governador Ranolfo Vieira Júnior. Os prefeitos da região central passaram uma lista de demandas e dialogaram com Ranolfo durante uma hora. Os gestores solicitaram o aumento do efetivo da Brigada Militar na região, apresentaram um relatório das rodovias que ainda precisam ser asfaltadas, uma atualização dos programas de agricultura da região entre outras demandas. Depois, os prefeitos conduziram o governador Ranolfo Vieira Júnior para uma volta com o foco em conhecer os produtos e a gastronomia desenvolvida na 37ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto. A programação terminou com uma janta no pavilhão principal onde ocorreu o tradicional brinde ao desenvolvimento e a oração para os participantes. 

"Ter o governador aqui em nosso evento mostra a relevância cultural e gastronômica de nossa região. Ficamos honrados com o prestígio do governador Ranolfo com a nossa 37ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto", ressaltou o o presidente da AMCENTRO, prefeito de São João do Polêsine, Matione Sonego.

O jantar contou com a presença de centenas de visitantes, entre autoridades, imprensa e visitantes. 

Já na terça-feira, o presidente da Famurs, Paulinho Salerno estará ao lado do governador Ranolfo Vieira Júnior em diversas agendas como a abertura do serviço de neurologia e neurocirurgia do Hospital Regional de Santa Maria e inauguração de leitos de saúde mental do Hospital Casa de Saúde.

Informações da notícia

Fonte: Voltaire Santos/Famurs

Data de publicação: 26/07/2022

Créditos: Voltaire Santos - Famurs

Créditos das Fotos: Voltaire Santos/Famurs