Prefeitos, servidores e especialistas vão se reunir em Campo Bom para debater soluções e iniciativas que visam melhorar a eficiência dos serviços públicos.

Na próxima quinta-feira (21), Campo Bom receberá prefeitos, gestores e especialistas para compor o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Campo Bom. A importância do evento para modernização da gestão pública foi pauta do Programa Conexão Municipal, podcast veiculado semanalmente no Canal da Famurs no Youtube, nesta segunda-feira (11/07). O evento conta com o apoio da Famurs.

“O grande desafio dos prefeitos é modernizar a gestão, todas as pessoas querem uma cidade digital. O evento vai trazer cases dos municípios, parceria e conhecimentos de tecnologia para que os municípios evoluam em conectividade, engajamento e facilidade na gestão, tanto para os prefeitos como para o acesso dos cidadãos aos serviços públicos”, destacou o prefeito de Campo Bom, anfitrião do encontro, Luciano Orsi. 

O presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, destacou a importância de fomentar o ambiente de inovação e transformação digital das cidades. "A inovação é uma das principais bandeiras de nossa gestão aqui na Famurs. Estar ao lado do prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi neste importante evento é uma honra e vai contribuir com o desenvolvimento dos municípios gaúchos", frisou o presidente da Famurs.

Programação - O Fórum contará com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Joel Maraschin, que fala sobre o investimento em matrizes energéticas como base para atração de investimentos nos municípios, e do diretor de Empreendedorismo Inovador na Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Cesar de Oliveira Pinto. Ele apresenta detalhes de como as prefeituras podem utilizar o Contrato Público para Soluções Inovadoras (CPSI).

Entre os casos de sucesso confirmados no encontro estão o de Caxias do Sul, Dois Irmãos, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2022. As inscrições para o Fórum são gratuitas para servidores públicos e representantes de entidades/universidades. 

Vice-presidente da Famurs, Gilson Becker - O programa contou com a participação do vice-presidente da Famurs, prefeito de Vera Cruz Gilson Becker, que falou sobre gestão pública e da importância da luta municipalista. O gestor foi convidado para participar da transmissão que integra uma série de programas que vai destacar o trabalho e o perfil dos representantes da entidade. “Como vice-presidente da Famurs, quero fortalecer o trabalho da entidade e da causa municipalista, para o sucesso de demandas se faz necessário um trabalho integrado através da Famurs”, destacou. 

Eleito para executar a sua primeira gestão como prefeito, Gilson Becker é servidor público, tendo atuado em gestões anteriores à frente de secretarias importantes como a pasta de Obras, acumulando experiência e resultados que o levaram a alcançar o comando do município. 

Orgulhoso da sua terra natal, Becker destacou o crescimento que o município vem alcançando nos últimos anos. Situada no Vale do Rio Pardo, com cerca de 30 mil habitantes, Vera Cruz apresenta uma matriz produtiva diversificada, onde a indústria e a prestação de serviços respondem por 60% da arrecadação. “Em função da localização central estratégica, que favorece a logística, empresas estão se instalando no município, tanto novos investidores, como empreendedores locais, graças ao trabalho também voltado de apoio às agroindústrias”, relatou. 

Ao mesmo tempo, Becker reforçou incentivo à agricultura. “O agro é a base da economia. Durante a pandemia, foi o setor responsável pela economia girar, apesar das adversidades climáticas e custos de produção”, avaliou. Com a indústria de tabaco ainda sendo a maior geradora de emprego e receita, somada a chegada de novas empresas, Vera Cruz tem se destacado por manter a economia aquecida. 

Resultados como esses, de políticas de promoção de uma matriz produtiva diversificada podem servir de exemplo para outras gestões. Dessa forma, o prefeito Becker comenta sobre a sua expectativa na gestão da Famurs. “Esse trabalho integrado da Famurs é importante para a troca de experiências e também é fundamental para que a gente possa compartilhar boas práticas dos municípios, sempre buscando agregar conhecimento e somando esforços entre gestores e representantes dos municípios”, finalizou.

O Podcast Conexão Famurs é transmitido semanalmente, todas às segundas-feiras, às 19h, nas redes sociais da Federação e tem apresentação do Coordenador Técnico de Comunicação da Famurs, Voltaire Santos.

Informações da notícia

Data de publicação: 14/07/2022

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti