Três cases de sucesso foram pauta do Programa Conexão Municipal da Famurs nesta segunda-feira (27/06). Projetos envolvem moeda social, tratamento de água subterrânea e educação para o empreendedorismo, e já estão fazendo a diferença em suas localidades.


A Famurs, por meio do seu Programa em formato podcast Conexão Municipal, veiculado semanalmente no Canal da Famurs no Youtube, destacou nesta segunda-feira (27/06), três projetos inovadores desenvolvidos nos municípios gaúchos que podem inspirar boas práticas de gestão. 


O presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, é um dos gestores reconhecidos por práticas inovadoras. O projeto Desfluoretação de Águas Naturais em Restinga Sêca será apresentado como uma das experiências exitosas premiadas no Mostra Teu SUS, Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (28/06) no 32º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems), em Gramado. A instalação de filtros para água com excesso de flúor envolveu as secretarias de Saúde e da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, em parceria com a Universidade de Santa Cruz (Unisc). O projeto foi financiado pelo município e tornou possível desenvolver uma técnica para tratar a água subterrânea e colocar à disposição na rede de água, principalmente no interior do município, na condição de abastecer as comunidades.


“Estamos resolvendo problemas locais, recorrentes, estimulando uma cultura de inovação, isto é, trabalhando em conjunto com as universidades e setor privado para fazer com que as coisas possam acontecer no município. Com o sucesso, o projeto está se desdobrando para o tratamento do excesso de ferro e para água salobra”, ressaltou Salerno.


Em Santiago, o Pila Verde é um projeto com projeção, concorrendo na etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor da categoria sustentabilidade . A iniciativa envolve a criação de uma moeda própria no município e busca solucionar problemas como o excesso de lixo que era enviado para o aterro de Santa Maria, valorização dos produtos desenvolvidos pelas feiras de Santiago e busca estratégias econômicas para o desenvolvimento de preços mais atrativos em áreas de agricultura como adubos e sementes.


O prefeito de Santiago, Tiago Gorski, explica que o projeto foi implementado de maneira gradativa. Hoje possui uma lei aprovada na Câmara de Vereadores que regulamenta o Pila Verde. “É um projeto inserido na população em geral, todos são beneficiados ao se tornarem engajados nessa prática sustentável. É um conceito moderníssimo de sustentabilidade e de economia circular. A minha gratidão é poder replicar esse projeto que tem simples custo de implantação extremamente baixo e dá retorno direto para a comunidade a outros municípios,temos indicadores para medir e mostrar à sociedade os resultados em relação ao meio ambiente”, comemorou. 

 

O projeto Empreender é Ação desenvolvido nas escolas do município de Campo Bom também foi selecionado nacionalmente como destaque pelo Sebrae. O projeto estimula uma nova metodologia de ensino que busca desenvolver a capacidade empreendedora nos jovens e crianças, não com o viés tradicional de abrir negócios, mas para criar soluções na própria vida dos estudantes, baseada nos eixos da criatividade e autonomia. A primeira etapa é a capacitação dos professores. Com investimento de cerca de 5,5 milhões foram adquiridos netbooks, chromebooks, tablets e impressoras 3D para as escolas. 


“Temos um carinho muito grande pelo projeto, que tem gerado resultados positivos e impactado até em outros municípios, que estão buscando informações”, declarou o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi. 


Salerno defende a importância de disseminar projetos interessantes que possam ser referência para outros municípios. “Quando a gente fala em inovar na gestão pública, uma das estratégias é replicar aquilo que já está sendo feito com bons resultados para outras realidades. São projetos que muitas vezes têm custo baixo, basta ter a vontade de fazer as coisas acontecerem, de fazer projetos transformadores que podem lá na ponta ser significativos e mudar a vida das pessoas. Queremos contagiar os prefeitos com o remédio da inovação para poder juntos construir essa nossa gestão na Famurs e fazer a diferença nos municípios”, ressaltou.


O Podcast Conexão Famurs é transmitido semanalmente, todas às segundas-feiras, às 19h, nas redes sociais da Federação e tem apresentação do Coordenador Técnico de Comunicação da Famurs, Voltaire Santos.

Informações da notícia

Data de publicação: 28/06/2022

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti