Diversos segmentos foram apresentados aos prefeitos, desde sistemas de tecnologia, ferramentas de gestão, plataformas de compras, até maquinários pesados e ambulâncias no Centro de Eventos do Hotel Recanto Business Center.

A Feira dos Expositores do Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul reuniu nesta terça-feira, dia 21/06, 33 empresas fornecedoras de bens e serviços voltadas à gestão pública. Diversos segmentos foram apresentados aos prefeitos, desde sistemas de tecnologia, ferramentas de gestão, plataformas de compras, até maquinários pesados e ambulâncias expostas no espaço interno e externo do Centro de Eventos do Hotel Recanto Business Center.

O evento foi sediado em Restinga Sêca, município liderado pelo prefeito Paulinho Salerno, que acaba de assumir a presidência da entidade. É justamente na cidade da Quarta Colônia, distante 257 km de Porto Alegre, que uma das empresas expositoras está desenvolvendo um programa educacional pioneiro de reciclagem correta dos resíduos sólidos, estimulando o processo de reciclagem e separação de embalagens que antes virariam lixo. Nas escolas do município foram instaladas máquinas coletoras, uma espécie de ecoponto, onde cada embalagem inserida corretamente produz uma pontuação e todas as informações podem ser acompanhadas pelo aluno através de um aplicativo exclusivo do programa. Dessa forma, os alunos acumulam pontos e trocam por brindes. A primeira recompensa é um kit de uniforme escolar sustentável, fabricados com tecidos de fio de PET reciclado.

“A participação dos expositores, tanto aqueles que patrocinam o evento, como os que expõem, é muito importante porque valoriza as parcerias, e o evento só é um sucesso por que tem esses parceiros que de uma forma ou de outra auxiliam a Famurs a poder estar realizando esse encontro de gestores municipais e podendo discutir e debater os assuntos importantes do municipalismo gaúcho”, avaliou o novo presidente da Famurs, Paulinho Salerno.

Muitos expositores apresentaram novidades nas áreas de tecnologia visando agilizar e modernizar a gestão pública. “O evento está maravilhoso, muitos prefeitos visitaram o nosso estande para conhecer como funciona nosso marketplace com diversos produtos de interesse, com foco na área de educação, tecnologia e produtos ecológicos. Nosso desafio é buscar soluções para os municípios”, Helen Cantelli, Grupo Sollos.

“Desenvolvemos sistemas de gestão pública nativos WEB, de diversas áreas em um sistema único e de cadastro único. É super importante estarmos aqui no evento da Famurs, dispensa comentários, temos prospectado novas oportunidades de mostrar e fortalecer a nossa marca junto aos nossos clientes”, destaca o gerente de Relacionamento da IPM Sistemas, Sedi Zanella.

“A feira está bem organizada, bem movimentada, é um ótimo momento para sentir como está o mercado e o que as prefeituras estão buscando. Nosso foco é trazer inovação e agilidade aos processos dentro das prefeituras, é trazer para a área pública as facilidades que a área privada possui hoje”, destacou o assessor comercial da Thema, Daniel Santos.

Denise Wink, Executiva de Negócios da Aprende Brasil, agradeceu a parceria de anos com a Famurs. “Queremos ser referência para educação pública e colaborar com o aumento do Ideb dos municípios. Nosso material didático personalizado e com tecnologia via plataforma, junto com acompanhamento de metas e assessoria pedagógica tem ajudado os municípios a superar as metas estipuladas pelo governo. Estamos muito felizes que o RS está apostando na caminhada conosco para melhorar a educação do Estado”, comemorou.

Bancos de financiamento como o Banrisul, Badesul e BRDE também se fizeram presentes. “O Congresso da Famurs sempre é importante para apresentar aos prefeitos o banco, que não é um tradicional financiador do setor público. Há seis anos foi criado o BRDE Municípios visando apoiar investimentos importantes como aquisição de máquinas e equipamentos, pavimentação e iluminação pública, como a troca das Lâmpadas convencionais por LED e sistemas de geração de energia fotovoltaica voltados à sustentabilidade”, comentou o gerente do BRDE, André Gotler.

Melhorias na infraestrura urbana é outra prioridade para os munícipes. O Priori Grupo, outro expositor da Feira, é especializado na locação e venda de máquinas para a indústria e construção. "Contamos com equipamentos e reconhecimento de marcas líderes no mercado, nossos equipamentos auxiliam nas prefeituras em obras de pavimentação e limpeza urbana, por exemplo, melhorando a qualidade de vida de cada cidadão. Participar de mais um evento Famurs é de grande importância não só para a Priori como para as prefeituras que podem conhecer de perto as principais soluções e assim levá-las para sua região", destacou o diretor-comercial da Priori Grupo, Carlos Batista.

A última reforma da previdência trouxe a obrigatoriedade aos municípios de implementar regimes de previdência complementar. A Família Previdência, uma das parceiras da Famurs, oferece previdência complementar aos municípios, com o diferencial de realizar treinamentos de educação financeira aos servidores. “Estamos tendo a oportunidade de poder contatar com os prefeitos e explicar algo novo para o servidor público municipal, um produto que tem um viés muito importante e até social, que é garantir aos servidores uma velhice longa e com saúde financeira”, salientou Rodrigo Sisnandes, diretor-presidente da Família Previdência.

O potencial que o patrimônio paleontológico pode significar para impulsionar o turismo regional é um dos enfoques do trabalho do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA), ligado à Universidade Federal de Santa Maria. A geologia da região é formada por rochas sedimentares do período triássico, que preservaram fósseis de animais que existiram cerca de 230 milhões de anos atrás nessa região.

“Possuímos um patrimônio fóssil importante em nível mundial, inclusive o dinossauro mais antigo do mundo, o Buriolestes schultzi, e que está agora sendo explorado pelo potencial de desenvolvimento regional. Prefeitos têm colocado réplicas em esculturas de animais nas praças para atrair turistas,e produtores da região incorporando a paleontologia nos seus produtos, ou seja, atraindo tanto pela iniciativa privada quanto pública”, relatou o pesquisador Rodrigo Temp Muller, do CAPPA.

A Feira dos Expositores promove produtos e serviços que visam a melhoria e eficiência do serviço público. As compras das prefeituras ocorrem por meio de processo administrativo de licitação, realizado por meio do setor de compras das prefeituras, conforme a Lei 14133/2021.

Números da Feira de Expositores:
  • 9 patrocinadores
  • 33 expositores
  • Fornecedores de bens e serviços

Informações da notícia

Data de publicação: 23/06/2022

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti e Janis Morais