O encontro teve como objetivo aproximar o Estado e os 24 municípios que romperam o convênio

A Famurs e a Secretaria da Educação (Seduc) estiveram reunidas, nesta quarta-feira (30/3), com municípios que não integram o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate/RS). O encontro teve como objetivo aproximar o Estado e os 24 municípios que romperam o convênio, no intuito de elevar a qualidade da gestão e oferta do serviço aos alunos, além de diminuir os custos na prestação do serviço e aumentar os repasses oriundos do programa.

Conforme o presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, o encontro busca melhorar a oferta de transporte escolar no RS e aproximar governo estadual e municípios. “Temos muitos desafios e aproximar as partes e um passo importante na busca do entendimento”, justificou.

A secretária Raquel Teixeira disse que reconhece as questões e dúvidas dos municípios, mas que o Estado busca solucionar as demandas. Ela lembrou do reajuste em 30% do repasse realizado anualmente aos municípios que integram o programa, anunciado em janeiro, salientou que o transporte individual tem um custo mais elevado e afirmou que neste governo não teve e não terá atrasos nos pagamentos.

Durante o encontro, os prefeitos e secretários presentes manifestaram suas preocupações e posicionamentos. Diante das particularidades de cada município, ficou definido um encontro individual com os gestores e equipe técnica da Famurs e da Seduc.

Na oportunidade, o presidente Bonotto e a secretária Raquel assinaram um ofício, que será encaminhado ao Ministério da Educação, solicitando aumento real no repasse do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate).

Informações da notícia

Data de publicação: 30/03/2022

Créditos: Ellen Renner

Compartilhe!