Painel “Pautas Municipalista no Futuro Governo” recebeu Beto Albuquerque, Ciro Simoni, Edegar Pretto, Luiz Carlos Busato, Luis Carlos Heinze, Marco Della Nina, Ranolfo Vieira Júnior, Roberto Argenta e Vilmar Zanchin

Os pré-candidatos ao governo do Estado do Rio Grande do Sul participaram, nesta quinta-feira (24/3), da Assembleia de Verão 2022, em Torres. O encontro, promovido pela Famurs, possibilitou a apresentação de ideias e propostas dos possíveis nomes que irão concorrer ao Piratini nas eleições de outubro. Participaram do painel “Pautas Municipalista no Futuro Governo” Beto Albuquerque (PSB), Edegar Pretto (PT), Luiz Carlos Busato (União Brasil), Luis Carlos Heinze (PP), Marco Della Nina (Patriota), Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), Roberto Argenta (PSC). Sem nomes definidos, o PDT enviou como representante Ciro Simoni e o MDB, Vilmar Zanchin. 

Durante o painel, os pré-candidatos também responderam a perguntas previamente formuladas pela equipe técnica da Federação, manifestando suas posições voltadas a temas que pautam o municipalismo gaúcho. A mediação do painel foi realizada pela jornalista e colunista de política do Grupo RBS, Rosane de Oliveira.

Foram apresentadas propostas sobre pagamento da dívida com a União; promoção do turismo gaúcho; de geração de emprego e renda; reforma administrativa, reformas nas instituições da rede estadual de ensino; redução do ICMS, extinção de CCs; educação em turno integral; privatizações; projetos estruturantes para estiagem; criação de um fórum de discussão e decisão em conjunto com os municípios; descentralização de atendimento de alta complexidade na saúde; descentralização de investimentos e atração de investidores e indústrias para o RS; pavimentação e acesso asfáltico; setor primário e o pequeno produtor; fomento do desenvolvimento econômico; e aumento do índice da educação.

Cada participante teve cinco minutos para expor seus planos e ideias de governo. Conforme sorteio, a ordem das explanações foi na seguinte ordem: Luiz Carlos Heize, Roberto Argenta, Vilmar Zanchin, Beto Albuquerque, Edegar Pretto, Ciro Simoni, e Ranolfo Vieira Júnior. No segundo bloco do painel, os participantes responderam, cada um, a uma pergunta sorteada, seguindo a ordem inversa do sorteio. As perguntas sorteadas tiveram como temática, na seguinte ordem: turismo, cultura, segurança pública, agricultura, assistência social, meio ambiente, trânsito, educação e receitas municipais. Por fim, os pré-candidatos tiveram dois minutos para tecer suas considerações finais. 

O painel “Pautas Municipalista no Futuro Governo” está disponível na íntegra em https://youtu.be/CmY1wHoKElE.

A Assembleia de Verão 2022 recebe o patrocínio de Banrisul, Badesul, Corsan, BRDE, 1Doc, Masper Assessoria, Instituto Masper, Conselho de Arquitetura do RS (CAU/RS). O evento também conta com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), Prefeitura de Torres, DTG e Planalto. A programação para o segundo dia de evento está disponível em bit.ly/AssembleiadeVerao2022

Informações da notícia

Data de publicação: 24/03/2022

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti

Compartilhe!