Encontro será realizado durante a Assembleia de Verão 2022, em Torres, na próxima quinta-feira

Na próxima quinta-feira (24/3), a Famurs irá realizar a abertura da tradicional Assembleia de Verão. A edição deste ano será realizada na Associação dos Amigos da Praia de Torres (SAPT), oportunidade em que será realizado o primeiro encontro com os pré-candidatos ao governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O painel, que irá esboçar as primeiras ideias e propostas dos possíveis nomes que irão disputar o Piratini, será realizado no primeiro dia do evento, às 15h. Já confirmaram presença os pré-candidatos Beto Albuquerque (PSB), Ciro Simoni (PDT), Edegar Pretto (PT), Luiz Carlos Busato (União Brasil), Luiz Carlos Heinze (PP), Marco Della Nina (Patriota), Onyx Lorenzoni (PL); Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) e Roberto Argenta (PSC). A mediação do painel será feita pela jornalista e colunista de política do Grupo RBS, Rosane de Oliveira.


Programação

Às 10h, está prevista a solenidade de abertura. O momento contará com a presença do presidente Eduardo Bonotto; do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior; do presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira; do procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles; do presidente do Tribunal de Contas, Alexandre Postal, do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski; representantes do Senado e da Câmara dos Deputados e do anfitrião, prefeito de Torres, Carlos Alberto de Souza. 

A Assembleia de Verão também contará com a ilustre presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. O painel, previsto para quinta-feira, às 11h40, irá abordar as ações do governo federal para os municípios gaúchos. A nível federal, o encontro também contará com a participação do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, que apresentará as ações da entidade e principais pautas que impactam o municipalismo brasileiro.

Ainda na programação do primeiro dia de evento, haverá o lançamento da cartilha “Nenhum Município sem Trabalho Prisional”, elaborada pela secretária de Justiça e Sistema Prisional; um encontro voltado para as primeiras-damas, promovido pela Prefeitura de Torres; e o tradicional Jantar dos Prefeitos.

Na sexta-feira (25/3), o primeiro momento será o de apresentação e prestação de contas da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (AGCONP), que será realizado pelo presidente da entidade e prefeito de Condor, Valmir Land. Na sequência, o primeiro painel do dia irá falar sobre economia criativa. O coordenador do Mestrado Profissional em Economia Criativa da Feevale, Cristiano Max, e a coordenadora do programa RS Criativo, Carol Biberg, irão abordar a cultura como vetor de desenvolvimento econômico dos municípios. Após, o CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, irá mediar o painel sobre o papel da inovação nas prefeituras gaúchas.

Na área da comunicação, o publicitário Rafa Bandeira irá debater sobre como o Big Data e o uso de dados das redes sociais podem auxiliar na gestão de prefeituras. A manhã será encerrada com o painel sobre desenvolvimento econômico a partir da melhoria do ambiente de negócios. O debate contará com a participação do prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin; do prefeito de Panambi, Daniel Hinnah; e do prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno. A mediação será realizada pela gerente de Políticas Públicas do Sebrae/RS, Janaína Zago Medeiros.

Durante a tarde, a programação prevê um debate sobre a Câmara Temática de Desburocratização e Empreendedorismo. Participam do ato a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt; o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi; a prefeita de Sapiranga, Carina Nath; o secretário de Planejamento, Governança e Gestão do RS, Cláudio Gastal; o coordenador do Descomplica RS, Tomás Holmer; e a presidente da JucisRS; Lauren Momback.

O painel “Diálogo entre os Poderes” irá tratar sobre vedações eleitorais, piso do magistério, privatização da Corsan e apontamentos do TCE no período pós-pandemia — atuais dúvidas dos gestores gaúchos. Irão fazer suas explanações o presidente do TCE/RS, conselheiro Alexandre Postal; o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; e a procuradora-geral de Justiça em exercício, Ângela Santon Rotunno. O presidente Eduardo Bonotto fará a mediação da conversa.

A Assembleia de Verão 2022 encerrará com o lançamento da minuta padrão para Marcas e Sinais. O painel será apresentado por representantes do ABIGEAPP, aplicativo de combate a crimes de abigeato e banco de dados de marcas e sinais.


Inscrições

O evento é gratuito, voltado para prefeitos, vices, secretários, demais agentes municipais e interessados na pauta municipalista. As inscrições, bem como programação completa, estão disponíveis em bit.ly/AssembleiadeVerao2022. Os certificados de participação serão disponibilizados após o encerramento do evento, via e-mail ou portal do Sympla.

A Assembleia de Verão 2022 recebe o patrocínio de Banrisul, Badesul, Corsan, BRDE, 1Doc, Masper Assessoria, Instituto Masper, Conselho de Arquitetura do RS (CAU/RS). O evento também conta com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), Prefeitura de Torres, DTG e Planalto.

Informações da notícia

Data de publicação: 22/03/2022

Créditos: Ellen Renner