Pintura de 62m contou com parceria da Famurs e de mais 130 entidades para a viabilização do projeto

A obra pintada na lateral do edifício do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) foi concluída e inaugurada na tarde de segunda-feira (10/1). Iniciada em novembro de 2021, o mural de 65 metros de altura por 15 metros de largura retrata uma planta nativa da Região Sul, a Justicia gendarussa, conhecida como quebra-demanda, e que cresce entre os braços de uma figura feminina. A obra teve apoio de mais de 130 entidades, entre elas a Famurs – através da área técnica de Cultura da entidade –, e o patrocínio de empresas, pessoas físicas e instituições.

A ação faz parte do Projeto de Incentivo à Arte Urbana, desenvolvido pela ONG Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus). O objetivo é estimular a arte local, embelezar a cidade e fortalecer as reflexões sobre arte urbana, através do intercâmbio de experiências com jovens da periferia de Porto Alegre e artistas consagrados.  

A pintura, de autoria dos artistas Mona Caron e Mauro Neri, representa superação, resiliência e resistência, características da vegetação muito utilizada por religiões de matriz africana. Segundo os artistas, a imagem serve de inspiração para o cuidado com as pessoas, a defesa da natureza e a igualdade racial. 

O mural deve permanecer no local até dezembro de 2024, quando será apagado ou, por iniciativo do governo do Estado, incorporado ao patrimônio.

Os artistas

Mona Caron é uma artista suíça, residente em São Francisco e internacionalmente ativa, com foco em pinturas murais de grande escala em espaços públicos. Mauro Neri, nascido na periferia de São Paulo, é educador, artista plástico, corresponsável pelos movimentos Imargem, Cartograffiti e Infograffit. Eles têm colaborado em múltiplos projetos em vários países na Europa, EUA e Brasil nos últimos dois anos, inclusive na realização de um duplo-mural de grande escala nos dois lados de um prédio em São Paulo em 2020.

 

Informações da notícia

Data de publicação: 11/01/2022

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Reprodução / Facebook Marcelo Sgasbossa

Compartilhe!