As cinco melhores escolas públicas do Rio Grande do Sul foram premiadas nesta sexta-feira (14/9), durante solenidade na sede da Famurs.

As cinco melhores escolas públicas do Rio Grande do Sul foram premiadas nesta sexta-feira (14/9), durante solenidade na sede da Famurs. Recebeu o título de referência estadual em gestão escolar a Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança, de São José do Inhacorá. Também foram homenageadas as escolas Augusto Ruschi, de Santa Maria; Santo Antônio, de Portão; Rui Barbosa, de São José do Inhacorá; e Amália Bambini, de Espumoso.

Nem a limitação de recursos atrapalha o processo de ensino nestas instituições. Uma das escolas, inclusive, administrou tão bem suas receitas que pode instalar aparelhos de ar-condicionados nas 40 salas de aula. Os diretores das escolas premiadas confessam que o segredo é a participação da comunidade e o acompanhamento do processo educacional.

Foram homenageadas as escolas com destaque em gestão participativa, em gestão de recursos e serviços, em gestão de resultados, em gestão de pessoas, em gestão pedagócia e em educação infantil. Por ganhar o prêmio de referência estadual em gestão escolar, a escola Paraíso da Criança foi agraciada com uma verba de R$ 6 mil para investimentos e um playground, além de uma viagem de intercâmbio aos Estados Unidos à diretora Sandra Reckziegel.

O prêmio é uma realização da Famurs, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do RS (Undime/RS). Também apoiam a realização do evento o Instituto Unibanco, a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, a ONG Parceiros Voluntários, o Instituto Jama e o Grupo Gerdau.

Confira a relação das escolas homenageadas.

Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança, de São José do Inhacorá : referência estadual em gestão escolar e destaque em educação infantil. "Desenvolvemos o projeto 'Contar e Recontar para Encantar' com o objetivo de inserir as crianças no mundo leitor por meio de imagens. Temos um trabalho intersetorial que envolve todas as secretarias do município e uma harmonia em todas as gestões da escola com a participação das famílias na escola e a unidade do grupo de trabalho que, acima de tudo, tem respeito pela infância e faz a diferença na educação", explicou a diretora Sandra Reckziegel.

Escola Estadual Augusto Ruschi, de Santa Maria : destaque em gestão participativa e destaque em gestão de recursos e serviços. "O prêmio de gestão participativa deve-se aos programas 'Escola Aberta' e 'Mais Educação', que proporcionam à comunidade o acesso a escola nos finais de semana. E isso cria um vínculo com a escola que se transforma em um compromisso moral de preservar a escola, que se reflete na gestão de recursos", destacou o diretor Danclar Rossato.

Escola Municipal Rui Barbosa, de São José do Inhacorá : destaque em gestão de resultados. "Estão envolvidos no nosso trabalho de equipe a escola, os professores e toda a comunidade. Quando os professores percebem que algum aluno tem dificuldade em certos conhecimentos, eles o encaminham para atividades complementares com o intuito de nivelar o aprendizado. O objetivo é a aprendizagem de todos os alunos", garantiu a diretora Marta Dinkowski

Escola Municipal de Educação Infantil Amália Bresolin Bambini, de Espumoso : destaque em gestão de pessoas. "Quando a gente fala em gestão de pessoas, falamos em um todo da escola. Como trabalhamos com a educação infantil, a comunidade está muito presente no dia-a-dia da escola. Procuramos envolver e valorizar todos", afirmou a diretora Simonara Pastorio.

Escola Municipal Santo Antônio, de Portão : destaque em gestão pedagógica. "Todos os setores da escola trabalham para que a gente tenha esse destaque. Nossos índices de aprovação são altos e os de evasão escolar e distorção de idade-série são zero", enfatizou a diretora Celanira Dias.

Assessoria de Comunicação Social

3230.3150 / 3230.3100 ramal 282

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 14/09/2012