Também foram empossados na cerimônia os demais membros da direção do Tribunal, formada pelo conselheiro Marco Peixoto, vice-presidente; conselheiro Iradir Pietroski, 2º vice-presidente

O presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, prestigiou nesta terça-feira (14.12) a posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Alexandre Postal. A cerimônia de posse foi no Auditório Romildo Bolzan do TCE-RS e contou com a presença do governador Eduardo Leite.

“Desejo uma excelente gestão e muito sucesso neste grande desafio para o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Alexandre Postal. A Famurs está de portas abertas para todas as pautas que possam contribuir com a melhoria da vida dos gaúchos nos 497 municípios do RS”, declarou o presidente da Famurs, Eduardo Bonotto.

Também foram empossados na cerimônia os demais membros da direção do Tribunal, formada pelo conselheiro Marco Peixoto, vice-presidente; conselheiro Iradir Pietroski, 2º vice-presidente; conselheiro Renato Azeredo, corregedor-geral; e conselheiro Cezar Miola, que comandará a Ouvidoria do TCE-RS. Além disso, Xavier e Lorenzon assumirão na data a presidência da 1ª e 2ª Câmaras da Corte, respectivamente.

Postal, que é ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado, compõe desde 2016 o Conselho do Tribunal, indicado pela Assembleia Legislativa. Em seu discurso, Alexandre Postal falou sobre o foco da gestão. “No futuro da atuação dos Tribunais de Contas, vejo um papel importante que vai exigir uma mudança no pensamento dos vieses fiscalizatórios e punitivos, para caminhos voltados à orientação e reflexão das políticas públicas”. Ele também afirmou que irá implantar um setor que analise o desempenho das políticas públicas e estabeleça diretrizes de governança aos gestores públicos, além do Laboratório de Análises Rodoviárias e de Obras Públicas, para acompanhar a execução de obras e a qualidade dos produtos contratados, objetivando a boa aplicação dos recursos.

Natural de Guaporé, Alexandre Postal é formado em Administração Pública. Foi prefeito de sua cidade, deputado estadual por seis mandatos, presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) em 2003/2004 e 2007/2008, secretário estadual dos Transportes, de junho de 2004 a abril de 2006, e presidente da Assembleia Legislativa em 2012.

Pleno do TCE

A Corte do TCE é formada por sete conselheiros, sendo quatro indicados pela Assembleia Legislativa, um escolhido pelo governador do Estado, e dois oriundos do corpo técnico do Tribunal.

Das indicações técnicas, uma é feita pelo Ministério Público de Contas, que apresenta uma lista tríplice ao governador, que aponta o indicado.

A outra indicação fica a cargo dos auditores substitutos dos conselheiros, que também submetem uma lista com três nomes ao chefe do Executivo.

Com informações da Assessoria do TCE/RS

Informações da notícia

Fonte: Voltaire Santos/ Famurs

Data de publicação: 14/12/2021

Créditos das Fotos: Voltaire Santos/Famurs

Compartilhe!