O evento é voltado para as equipes de comunicação de prefeituras e órgãos públicos, jurídico das prefeituras, estudantes e profissionais de jornalismo, publicidade e relações públicas, e setores que buscam inovação para as gestões.

Com o tema: A inovação como ferramenta de desenvolvimento para o município, a Famurs vai realizar nos dias 10 e 11 de dezembro (sexta-feira e sábado) o Seminário de Comunicação da entidade. As inscrições devem ser realizadas pelo link: https://famurs.com.br/capacitacao/118  . As vagas são limitadas e por ordem de inscritos.

O Seminário de Comunicação da Famurs será realizado no Instituto Caldeira (Tv. São José, 455 - Navegantes, Porto Alegre) e vai reunir os principais profissionais do mercado de jornalismo, publicidade, relações públicas e inovação. Nomes como Paulo Sergio Pinto, Rosane de Oliveira, Tulio Milman, Pedro Ernesto Denardin, Zeca Honorato e Rafa Bandeira estão confirmados e vão ministrar palestras.

Temas como relacionamento com a imprensa, impulsionamento nas redes sociais das prefeituras, mudanças nas campanhas eleitorais, legislação, big data e inteligência analítica serão detalhados em palestras e painéis.

O evento é voltado para as equipes de comunicação de prefeituras e órgãos públicos, jurídico das prefeituras, estudantes e profissionais de jornalismo, publicidade e relações públicas, e setores que buscam inovação para as gestões.

O presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, ressalta a importância da presença de prefeitos e assessores. “Conseguimos reunir os principais profissionais do mercado de comunicação neste evento da Famurs e nosso foco é proporcionar conhecimento, troca de experiências e relacionamento. Além disso, escolhemos fazer o evento no instituto Caldeira, por ser um dos melhores espaços de inovação e tecnologia do Brasil”, ressalta Eduardo Bonotto.

O coordenador técnico de Comunicação da Famurs, Voltaire Santos, revela que o seminário busca qualificar as equipes das prefeituras e desenvolver canais de relacionamento. “Teremos em nosso Seminário de Comunicação os principais apresentadores, comentaristas e articulistas da imprensa gaúcha. E também vamos mostrar os principais cases de comunicação e inovação de nossas prefeituras”, destaca Voltaire.


Confira a programação:

Seminário de Comunicação da Famurs – A inovação como ferramenta de desenvolvimento para o município
Datas: 10 e 11 de dezembro (sexta e sábado)
Local: Instituto Caldeira – endereço: Tv. São José, 455 - Navegantes, Porto Alegre – RS
Inscrições: https://famurs.com.br/capacitacao/118
Público-alvo: Integrantes do setor de comunicação das prefeituras, jurídico das prefeituras, prefeitos e vice-prefeitos.

Dia 10 de dezembro (sexta-feira)

8h30

Welcome Coffee

9h

Abertura
- Presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto
- Coordenador-Geral da Famurs, Salmo Dias de Oliveira
- Presidente do Instituto Caldeira, Pedro Valério
- Presidente da Câmara Temática de Inovação e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno
- Presidente da Frente Parlamentar de Inovação da Assembleia Legislativa RS, Deputado Estadual, Marcus Vinicius Vieira de Almeida

9h15

A imprensa como instrumento de desenvolvimento para as prefeituras gaúchas com Paulo Sergio Pinto
Palestrante: Paulo Sergio Pinto – Vice-Presidente da Pampa e apresentador do Pampa Debates com uma fala de 25 minutos sobre o papel da imprensa para o desenvolvimento dos municípios gaúchos

9h45

Como a notícia do meu município pode ganhar repercussão nos grandes veículos de comunicação e a importância do assessor de imprensa. O envolvimento dos setores de jornalismo e publicidade para o fortalecimento das campanhas institucionais. *
- Palestrante: Darlan Santos – Superintendente Técnico e de Relações Institucionais da Famurs. Publicitário e Mestre na Comunicação em Indústria Criativa pela Unipampa. Ex-Coordenador de Comunicação da Prefeitura de São Borja. Um dos coordenadores da campanha de Eduardo Bonotto como presidente da Famurs
- Palestrante: Voltaire Santos – Coordenador de Comunicação da Famurs com passagens por veículos do Grupo RBS como Rádio Gaúcha, Zero Hora, RBS TV e TVCOM. Foi finalista do Prêmio ARI em 2016 com uma série de matérias investigativas pelo Grupo RBS na Rádio Gaúcha. Venceu também o Prêmio de Produção de Rádio do Grupo RBS em 2015.

10h

 

A relação entre o veículo de comunicação e o assessor de imprensa da Prefeitura. O que é fundamental nos dias de hoje para garantir a notícia nos principais órgãos de imprensa?
Palestrante: Mauren Xavier – Editora de política do jornal Correio do Povo. A repórter cobriu a viagem do Governador Eduardo Leite para a Europa e conta os bastidores.
Palestrante: Fabiano Brasil – Apresentador da Rádio Guaíba e criador do Canal e estúdio Poa Streaming

10h30

A importância de ser original. Como explorar a originalidade do meu município e fortalecer a comunicação da Prefeitura?
Palestrante: Zeca Honorato – Publicitário e especialista em campanhas eleitorais; tem 138 prêmios na carreira em festivais como London Festival, Clube de Criação de São Paulo, Salão da Propaganda, Prêmio Colunistas, Prêmio Abril, Festival Mundial de Gramado e muitos outros. Também ganhou os prêmios de redator do ano e foi indicado outras 12x a redator do ano.

11h30

Imprensa e Assessoria de Imprensa. Os bastidores da coluna de Rosane de Oliveira em Zero Hora e GauchaZH. E os desafios do programa Gaúcha Atualidade
Palestrante: Rosane de Oliveira – colunista da editoria de política de Zero Hora e GauchaZH e apresentadora do programa Gaúcha Atualidade na Rádio Gaúcha

12h

Intervalo para o almoço

14h

O uso do aplicativo TikTok como ferramenta de comunicação e o case do prefeito de São Francisco de Paula, Marcos Aguzolli
Palestrantes: prefeito de São Francisco de Paula, Marcos Aguzolli; coordenadora de comunicação da prefeitura de São Francisco de Paula, Carolina Andriola e assessora de comunicação, Josiele Silva

15h

Uso Estratégico do WhatsApp na Comunicação Pública e os cases que as prefeituras podem explorar – com João Paulo Borges
Palestrante: João Paulo Borges dedica-se ao estudo da comunicação pelo WhatsApp desde 2016, publicou seis artigos com reflexões sobre o tema no Portal Comunique-se, prestou consultoria e mentoria para implantação de mais de 20 canais empresariais, de órgãos públicos, institucionais, de veículos de comunicação e de figuras políticas para distribuição de informações pelo mensageiro. Entre os cases dele estão o WhatsApp da Federação Catarinense de Municípios – FECAM – ação pioneira entre entidades representativas de Santa Catarina -, e o WhatsApp do governador do Estado, Carlos Moisés da Silva – o primeiro e único chefe do Executivo que se tem notícias a disponibilizar um número de telefone público para ouvir e interagir com os cidadãos.

16h

O potencial de cada município pode ser notícia para todo o Estado.
Palestrante: Pedro Ernesto Denardin – Narrador e apresentador da Rádio Gaúcha e colunista de Zero Hora

16h30

O Instagram como ferramenta de comunicação e o case da Prefeitura de Santa Maria que através de publicações animadas envolvendo personagens no Insta da prefeitura potencializou o número de vacinados durante a pandemia
Palestrantes: Ramiro Eisinger Guimarães - Secretário de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria e Camillo Licinio Diretor de Criação da SECOM da Prefeitura de Santa Maria

17h

Como utilizar as redes sociais para potencializar a sua mensagem? A importância da identidade visual e a padronização das postagens.
Palestrante: Camila Aquino - Jornalista, social media e cofundadora do Blog Cheers. Foi repórter, assessora de imprensa e trabalha com produção de conteúdo para plataformas digitais há mais de 10 anos. No setor público já atuou na Assembleia Legislativa e Ministério Público RS. Hoje empreende na área do marketing de conteúdo, realizando serviços planejamento de marketing e gestão de conteúdo.

17h30

Como funciona o impulsionamento das publicações e a gestão de tráfego no Facebook e Instagram? E o que pode ser explorados nos perfis das prefeituras?
Palestrante: Jhonny Carvalho – Especialista em tráfego e impulsionamento de redes sociais

18h30

Momento de interação e celebração entre os participantes no Instituto Caldeira. Presença de DJs e espaço para convivência e troca de ideias entre os participantes do Seminário.



Dia 11 de dezembro (sábado)

9h

Falas Institucionais da ARI (Associação Riograndense de Imprensa), ARP (Associação Riograndense de Propaganda) e Conselho dos Relações Públicas

9h30

Grandes oportunidades e grandes riscos, os principais acertos e erros na gestão pública. Como o Big Data pode influenciar na comunicação das prefeituras
Palestrante: Rafa Bandeira – Publicitário, responsável pela estratégia digital vitoriosa na eleição de Eduardo Leite como governador em 2018 e na eleição de Nelson Marchezan para prefeito de Porto Alegre em 2016.

11h

A inovação na comunicação com Tulio Milmann
Palestrante: Tulio Milmann – Comentarista do Jornal do Almoço no Grupo RBS, colunista de Zero Hora e editor de opinião do Grupo RBS.

12h

Intervalo para o almoço

14h

O impacto do trabalho do RP nas prefeituras gaúchas
Palestrante: Luiz Fernando Muñoz - Relações Públicas e Cerimonialista - Presidente do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas - Conrerp4. Especialista em cerimonial e protocolo, profissional experiente, respeitado e reconhecido no cenário estadual e nacional. Experiência de 20 anos no mercado, tendo atuado no cerimonial da Assembleia Gaúcha, MP estadual e prefeitura de Porto Alegre. Desde 2011 atua no setor corporativo e empresarial, sendo proprietário da empresa Muñoz Cerimonial & Eventos.

14h30

Comunicação x Legislação. O que podemos comunicar em período eleitoral? E o que não podemos?
- Armando Perin – Advogado e Presidente do Comitê de Ética do Governo do RS
- Rodrigo López Zilio - Mestre em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Promotor de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul desde 2002. Coordenador do Gabinete de Assessoramento Eleitoral do MP-RS desde 2015. (A confirmar).
- Antônio Augusto Mayer dos Santos - Advogado eleitoralista, professor de Direito Eleitoral, autor de livros e artigos, painelista, ex-membro consultor da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
17h30 – Criação do Grupo do WhatsApp dos assessores de Comunicação das Prefeituras

17h30

Criação do Grupo do WhatsApp dos assessores de Comunicação das Prefeituras

18h

Encerramento

Informações da notícia

Data de publicação: 07/12/2021

Créditos: Voltaire Santos

Compartilhe!