O presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, anunciou a Criação da Câmara Temática dos Vice-Prefeitos e disse que a federação vai inaugurar nos próximos meses uma sala especial de trabalho e reuniões para os vice-prefeitos

Cerca de 150 vice-prefeitos de todas as regiões do RS participaram nesta quarta-feira (27/10) de uma programação especial preparada pela Famurs. O “Grande encontro dos vice-prefeitos do RS” contou com palestrantes especialistas em comunicação, relacionamento com a imprensa, gestão, redes sociais e inovação.

As palestras tiveram as participações do presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto; do Coordenador-Geral da Federação, Salmo Dias de Oliveira; do presidente da câmara temática de inovação da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno; do vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes; do vice-prefeito de São Borja, Roque Feltrin; do Coordenador de Comunicação da Famurs e jornalista, Voltaire Santos; da jornalista, social media e especialista em redes sociais Camila Batista; do publicitário Zeca Honorato e do gestor de pessoas, Flaviano Gastão Júnior.

Na abertura do encontro, o presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, anunciou a Criação da Câmara Temática dos Vice-Prefeitos e disse que a federação vai inaugurar nos próximos meses uma sala especial de trabalho e reuniões para os vice-prefeitos. “Um dos objetivos da nossa gestão é valorizar o vice-prefeito. Vamos disponibilizar aqui na Famurs um espaço para que o vice-prefeito possa desenvolver o seu trabalho de articulação aqui em Porto Alegre. Também estamos criando uma programação com mais seminários e palestras. E a nossa Escola Famurs organiza diversas capacitações com o foco no desenvolvimento do vice-prefeito”, disse o presidente Bonotto. Depois a programação contou com uma palestra do vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, que falou sobre os desafios dos vices na atualidade. Ricardo Gomes também detalhou a importância do planejamento das ações do vice-prefeito para o que trabalho tenha reflexo imediato na população. Depois o vice-prefeito de São Borja, Roque Feltrin, comandou uma palestra sobre gestão, resultados e motivação, atribuições que um gestor deve ter e buscar durante o seu cargo de vice-prefeito.

Ainda durante a manhã, o Coordenador de Comunicação da Famurs e jornalista, Voltaire Santos, realizou uma palestra sobre a importância do relacionamento na construção de pautas com a grande imprensa. Com o tema “Como a como a notícia do meu município pode ganhar repercussão nos grandes veículos de comunicação”, Voltaire Santos revelou aos vice-prefeitos os ótimos resultados alcançados pelo setor de Comunicação da Famurs nos últimos dois anos, revelando o grande destaque positivo que a Federação atingiu na imprensa. Durante a sua fala, Voltaire Santos mostrou gráficos que revelam que a quantidade de notícias espontâneas geradas pela entidade superaria o valor de R$ 3 milhões mensais, caso as informações estivessem colocadas como publicidade nos grandes veículos de comunicação. Com passagens por veículos do Grupo RBS, como Rádio Gaúcha, Zero Hora e TVCOM, Voltaire mostrou aos vice-prefeitos e assessores as características de colunistas e apresentadores de rádio e televisão. “Cada programa possui um DNA. Uma característica. O assessor de imprensa e o vice-prefeito podem realizar este mapeamento para que a notícia da sua cidade ganhe repercussão em veículos como RBS, Band, Record, RDCTV entre outros”, destacou o Coordenador de Comunicação da Famurs, Voltaire Santos.

Já a jornalista, social media e especialista em redes sociais Camila Batista comandou a oficina sobre o uso do Instagram, Facebook e stories. Camila mostrou como cada vice-prefeito pode usar sua rede social e obter melhores resultados com as notícias do seu município. Durante sua apresentação, Camila, fez uma atualização sobre os tipos de conteúdo que mais rendem, as redes sociais que estão em alta e os formatos de postagens que geram um maior engajamento. Explicou também o funcionamento das pautas que a própria rede elenca como prioritárias, baseado nos tópicos em que as pessoas estão comentando. Camila também concedeu dicas sobre como os vice-prefeitos podem utilizar as redes sociais, através do celular, ajudando a aumentar a potência de divulgação. Dicas sobre design, cores e padronização também foram compartilhadas.

Durante a tarde, o Coordenador-Geral da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, falou sobre os aspectos políticos e sociais que envolvem o cotidiano do vice-prefeito. “O vice-prefeito muitas vezes acaba se tornando o prefeito da cidade, o deputado da região e possui uma função de extrema importância”, ressalta. Já, o publicitário Zeca Honorato focou na busca pela originalidade dos vice-prefeitos. “Cada político possui uma característica. E temos que focar na originalidade de cada pessoa”, revelou.

O evento foi encerrado com uma palestra sobre a importância da inovação para os resultados da gestão pública e o papel do vice-prefeito nos processos de desburocratização. A conversa foi liderada pelo presidente da câmara temática de inovação Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, e pelo especialista em Gestão de pessoas, estratégias e negócios, Flaviano Gastão Júnior. O presidente da câmara temática de inovação Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, ressaltou a importância do evento. “Hoje os vice-prefeitos tiveram a oportunidade de mergulhar no universo da inovação. Eu já fui vice-prefeito e sei como este gestor pode contribuir com o aprimoramento de uma boa gestão. Foi realmente gratificante trocarmos ideias com os mais de 150 vice-prefeitos aqui na Famurs”, avaliou Paulinho Salerno.

Informações da notícia

Data de publicação: 27/10/2021

Créditos: Voltaire Santos/ Famurs

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti/ Famurs