Santa Maria – Uma audiência pública realizada nesta segunda-feira (10/9), em Santa Maria, reuniu 17 prefeitos e dez secretários municipais da Associação dos Municípios do Centro do Estado (AMCentro) para debater a elaboração dos 34 planos municipais de...

Santa Maria – Uma audiência pública realizada nesta segunda-feira (10/9), em Santa Maria, reuniu 17 prefeitos e dez secretários municipais da Associação dos Municípios do Centro do Estado (AMCentro) para debater a elaboração dos 34 planos municipais de gestão dos resíduos sólidos por meio do Consórcio Intermunicipal da Região Central (CIRC). Na ocasião, foi apresentado um diagnóstico da região produzido pela empresa Key Consultoria e Treinamento. Também participaram do encontro o coordenador-geral da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Julio Dorneles, e o coordenador do Núcleo de Projetos da entidade, Jaime Ramis.

Entre os assuntos tratados no encontro está o termo de cooperação entre a Famurs, a Corsan e a Secretaria de Habitação e Saneamento do RS. O acordo prevê um auxílio técnico e financeiro aos municípios na elaboração dos planos de saneamento básico, que prevê, além do manejo de resíduos, o abastecimento de água, o esgotamento sanitário e a drenagem das águas pluviais. Foram apresentadas ainda aos prefeitos as diretrizes de trabalho da atual gestão: programa de cidades sustentáveis, nova relação de parceria com os governos do Estado e federal, estímulo aos consórcios e projeto de infraestrutura aos pequenos municípios.

Estiveram presentes o presidente da AMCentro e prefeito de Faxinal do Soturno, Clóvis Montagner; o vice-tesoureiro da Famurs e prefeito de Julio de Castilhos, João Vestena, entre outras autoridades.

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 11/09/2012