O governador Tarso Genro foi obrigado a adiar o anúncio de socorro aos municípios gaúchos, que aconteceria nesta terça-feira (11/9).

O governador Tarso Genro foi obrigado a adiar o anúncio de socorro aos municípios gaúchos, que aconteceria nesta terça-feira (11/9). Nesta data, Tarso viaja a Brasília para tentar a liberação de cerca de R$ 1 bilhão em investimentos para o Estado. As medidas aguardadas pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) visam auxiliar os prefeitos no fechamento de contas. Ainda não há previsão de nova data para o anúncio.

Em agosto, o presidente da Federação, Ary Vanazzi, reuniu-se com o chefe da Casa Civil do Estado, Carlos Pestana, para entregar um documento com as principais demandas municipalistas junto ao governo. Entre as reivindicações apresentadas está a antecipação da primeira parcela do ICMS de janeiro de 2013 para dezembro deste ano, como medida para solucionar a crise financeira dos municípios.

A queda no repasse de verbas federais tem ameaçado o equilíbrio financeiro das administrações municipais em fase de encerramento de mandato. Além disso, a estiagem nos meses de janeiro e fevereiro provocou uma forte retração na produção agropecuária que também repercutiu na economia dos municípios gaúchos.

Assessoria de Comunicação Social

3230.3150 / 3230.3100 ramal 282

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 10/09/2012